FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

sexta-feira, 25 de julho de 2008

SÉRIE SACRAMENTOS


Para entendermos os sacramentos, precisamos primeiro entender o segundo capítulo do Gênesis.

1.Deus cria o homem formando-o da terra (Gn 2,7).
2.Deus sopra no homem (Gn 2,7).
3.Deus cria as plantas, tirando-as da terra (Gn 2,9).
4.Deus proíbe o homem de comer o fruto da árvore do bem e do mal (Gn 2,17).
5.Deus criou os animais, formando-os da terra (Gn 2,18-19).
6.Deus criou a mulher, tirando-a do homem (Gn 2,21-22).

Quando Deus criou o homem, antes de soprar nele, o homem estava vivo? ou morto?

Ao ser criado, antes do sopro, o homem estava fisicamente vivo e tinha:
Corpo físico
Vida física
Alma imortal
Com o sopro, Deus infundiu no homem a VIDA ETERNA.

Qual é a diferença entre IMORTAL e ETERNO?

IMORTAL
É imortal tudo aquilo que tem começo mas não tem fim. Tudo aquilo que é imortal foi criado. Nossa alma é imortal, porque teve início, isto é, foi criada a um dado momento, mas não terá fim.

ETERNO
É eterno aquilo que não tem nem começo e nem fim. Somente Deus é eterno. O eterno é incriado. Nenhuma criatura é eterna. Deus é eterno, isto é incriado. Nele tudo é eterno, também o sopro.

Quando Deus soprou no homem, infundiu nele um princípio incriado, eterno, ou seja a VIDA ETERNA. Após receber o sopro de Deus o homem passou a ter:
Corpo físico
Vida física
Alma imortal
Vida eterna

A vida eterna foi colocada no homem, portanto, podia ser tirada. Quando Deus diz: Se comeres do fruto da árvore do bem e do mal, morrerás, Ele se referia à vida eterna. Tanto assim que o homem comeu, continuou fisicamente vivo, mas morreu, isto é perdeu a vida eterna.

Perante Deus não se pode obedecer a dois senhores: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará ao outro, ou odiará este e amará aquele”(Mt 6,24). Adão e Eva obedeceram a satanás. O senhor de Adão e Eva passou a ser satanás. Deus continua a ser o criador de Adão e Eva, mas o senhorio sobre a humanidade passa para satanás. Como Adão e Eva são senhores do mundo, tornando-se senhor de Adão e Eva, satanás torna-se senhor também do mundo. Por isto Jesus diz: “Agora tem lugar o julgamento do mundo. Agora o príncipe deste mundo vai ser lançado fora” (Jo 12,31).

Para reverter a situação em que a humanidade se meteu após o pecado, Jesus instituiu os sacramentos. Define-se os sacramentos como sinais sensíveis da graça. Os sacramentos são sete:
BATISMO, CONFIRMAÇÃO, EUCARISTIA, PENITÊNCIA, UNÇÃO DOS ENFERMOS, ORDEM E MATRIMÔNIO.

Sabemos que Deus quer que o ser humano o reconheça como criador e senhor. O homem precisa também recuperar a vida eterna perdida pelo pecado para poder ver Deus e morar com Ele. Isto se torna possível através dos sacramentos, sendo que cada um dos sete tem uma função diferente, como veremos adiante.

Pelo pecado Adão e Eva perderam a vida eterna e o senhorio de Deus, deixando de ser filhos de Deus e voltando a ser simples criaturas de Deus.

Nenhum comentário: