FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

sexta-feira, 25 de julho de 2008

REDENÇÃO

Jesus Cristo redime o ser humano. Para o homem voltar a ser igual ao Adão criado por Deus, antes do pecado, isto é, ter corpo físico, vida física, alma imortal e vida eterna, é preciso que se livre do pecado e recupere a vida eterna. São dois momentos distintos:
1. LIBERTAÇÃO DO PECADO
O pecado original é eliminado pelo batismo. Os pecados pessoais, cometidos após o batismo, são eliminados pela confissão sacramental (cf Jo 20,22-24). O batismo nos torna filhos adotivos de Deus (cf Gál 4). O filho adotivo não tem a vida do pai. Se um casal adotar um filho, poderão dar-lhe amor, educação, herança... mas não a vida.
2. RECUPERAÇÃO DA VIDA ETERNA
Para conviver com Deus e falar com Ele, como Adão e Eva antes do pecado, precisamos ter em nós a vida eterna, um princípio incriado (eterno não tem começo nem fim). A vida eterna correspondente àquele sopro que Deus infundiu em Adão, só volta para nós pela Eucaristia, conforme nos diz o Evangelho de João (cf Jo 6,53-54).
Alguém poderá dizer: Adão e Eva, de posse da vida eterna antes do pecado, viam a Deus e conversavam com Ele. Se a Eucaristia realmente devolve a vida eterna, por que eu, liberto do pecado pelo batismo e tendo recuperado a vida eterna pela Eucaristia, não vejo nem ouço a Deus sensivelmente? O Evangelho de Mateus nos diz: “Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus”(Mt 5,8). Aqui não se trata de uma pureza moral apenas, mas de um desapego total de tudo o que é material. Quem, além de ser puro moralmente, for também totalmente desapegado de todos os afetos e apegos humanos, poderá ver Deus desde agora. Abraão viu Deus e conversou com Ele, mas ele, apesar de rico, era tão desapegado que, quando Deus lhe disse, sacrifica-me teu filho Isaac, Abraão preparou tudo, e se o anjo da contra-ordem tivesse atrasado um pouco, ele o teria matado mesmo.
Sem a vida eterna, ninguém entra no céu. Os justos de Antigo Testamento, que morreram antes de Jesus, ficaram aguardando a morte de Jesus, o qual desce à mansão dos mortos, conforme dizemos no CREIO (cf 1Pr 3,18-20), para devolver-lhes a vida eterna e possibilitar-lhes a visão e a convivência com Deus. Para nós que vivemos no Novo Testamento, segundo o Evangelho de São João, há uma única alternativa para recuperar a vida eterna, o sopro de Deus, que Adão e Eva perderam pelo pecado: comer a carne de Jesus e beber o seu sangue (Jo 6,53-54).

Nenhum comentário: