FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

sexta-feira, 25 de julho de 2008

A NECESSIDADE DA EUCARISTIA

Para entendermos porque a Eucaristia é realmente necessária para a salvação, precisamos antes entender o capítulo 2 do Gênesis. Neste segundo relatório sobre a criação, a Bíblia nos fala que Deus criou o homem do barro da terra (Gn 2,7). Deus soprou no homem formado do barro da terra e o homem se tornou um ser vivente. Deus é o único que tem a vida desde sempre e para sempre: “assim como o Pai, o vivente, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim também o que me come viverá por mim”(Jo 6,57). Alguém pode pensar que Deus formou um boneco morto de barro e soprando nele o tornou fisicamente vivo. Não. Quando Deus soprou no homem, ele estava fisicamente vivo e tinha alma imortal. O que Deus soprou no homem foi a vida eterna, a qual é distinta da vida física e da alma imortal. Somente Deus é eterno. Em Deus tudo é eterno: se Deus tiver braços e cabeça, estes serão eternos como Deus, portanto, o sopro de Deus também é eterno. Para entender, vejamos a distinção entre ETERNO e IMORTAL.
a) ETERNO
É eterno o que não tem começo nem fim. Aquilo que é eterno é incriado. Somente Deus é eterno. Em Deus tudo é eterno, também o sopro. Quando Deus sopra em Adão lhe infunde algo eterno ou seja a vida eterna. A vida eterna é colocada em Adão. Se a vida eterna foi colocada, ela pode ser tirada. “E deu ao homem este preceito: Podes comer de todas as outras árvores do jardim, mas da árvore da ciência do bem e do mal não comerás, porque no dia em que dela comeres, morrerás ao certo”(Gn 2,16-17). Quando Deus disse MORRERÁS, Ele se referia à perda da vida eterna que tinha sido colocada no homem. Tanto assim que o homem comeu a fruta proibida, continuou fisicamente vivo, e contudo morreu, ou seja perdeu a vida eterna que Deus tinha colocado nele.
De posse da vida eterna, o homem vê e fala com Deus. Eva é tirada de Adão antes de ele perder a vida eterna; e, por isto, Eva, mesmo sem receber o sopro de Deus, possui a vida eterna. Se Adão e Eva tivessem tido um filho antes de cometer o pecado, este também teria nascido de posse da vida eterna. Antes do pecado Adão e Eva tinham os seguintes elementos:
CORPO FÍSICO
VIDA FÍSICA
ALMA IMORTAL
VIDA ETERNA
Adão e Eva cometem o pecado e continuam fisicamente vivos e com a alma imortal, mas perdem a vida eterna. Daqui se deduz que, quando Deus disse a Adão MORRERÁS (Gn 2,17) se referia à perda da vida eterna e não da vida física. Após a perda da vida eterna, Adão e Eva viram Deus somente uma vez para receber o castigo (Gn 3). Se tivermos compreendido o julgamento da assembléia que se encontra em Mt 25,31-46, veremos que os condenados, isto é aqueles que perderem a vida física sem estar de posse da vida eterna, terão um único contato com Deus, no julgamento final, para receber o castigo: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o demônio e seus anjos”(Mt 25,41). Como Adão e Eva, após o pecado, só têm alma imortal, vida física e corpo físico, todos os seus descendentes nascem somente com corpo físico, vida física e alma imortal, sem vida eterna.
b) IMORTAL
É imortal aquilo que tem começo, mas não tem fim. Tudo aquilo que é imortal é criado. Dado que todo o ser humano nasce sem a vida eterna, nasce sem nenhum princípio incriado (eterno). O homem, ao nascer, é, portanto, uma simples criatura de Deus. É, porém, uma criatura especial, porque tem a possibilidade de se tornar filho de Deus. Jesus é o único filho de Deus conforme dizemos no CREIO, porque Ele é o único que foi gerado por Deus. Segundo nos ensina Gênesis 2, Deus tirou da terra também as plantas e os animais, os quais eram vivos, mas neles Deus não infundiu nenhum princípio eterno, nenhum sopro, e, portanto, eles nunca se tornarão filhos de Deus. Com isto, podemos concluir que o homem, ao ser formado da terra, antes de receber o sopro de Deus, já estava fisicamente vivo, pois as plantas e os animais, tirados da terra, sem receber nenhum sopro de Deus, estavam fisicamente vivos.
“Adão viveu novecentos e trinta anos e morreu”(Gn 5,5). Adão teve duas vidas: a vida eterna e a vida física. Como teve duas vidas, Adão também passou duas vezes pela morte.
Primeira morte: ao cometer o pecado, Adão perdeu a vida eterna.
Segunda morte: com a idade de novecentos e trinta anos, Adão perdeu a vida física.
Para recuperarmos os elementos necessários para morar no paraíso, precisamos ressuscitar duas vezes. A primeira ressurreição é a recuperação da vida eterna (cf Ap. 20,5). Recebendo a Eucaristia dignamente, recuperamos a vida eterna (cf Jo 6,53-54). A segunda ressurreição é a ressurreição da carne. A primeira ressurreição se realiza no decurso da vida física e somente quem recupera a vida eterna durante esta vida entra no céu. Pela ressurreição da carne - segunda ressurreição - passarão todos, tanto os eleitos como os condenados. Como nunca cometeu pecado, Jesus nunca perdeu a vida eterna e precisou passar somente pela segunda ressurreição - a ressurreição da carne. Jesus experimentou somente a morte física. Sendo Deus é eterno e nunca poderia ter perdido a vida eterna. Por isto, Jesus passa somente pela ressurreição da carne.

Nenhum comentário: