FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

sexta-feira, 25 de julho de 2008

EUCARISTIA


Existem na revelação escrita, ou seja na Bíblia, afirmações categóricas de Jesus. Estas afirmações de Jesus não admitem outras alternativas. Seguem alguns exemplos:
1 - Mt 7,13-14
Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçosa a via que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Mas quão estreita é a porta e apertada a via que leva à vida, e poucos são os que dão com ela.
Se Jesus tivesse falado somente que muitos entram pelo caminho da perdição, poderíamos entender que MUITOS significa um número grande, não necessariamente uma porcentagem alta. Dez por cento (10%) da humanidade de todos os tempos é um número muito grande, mas é uma porcentagem baixa em termos globais. Mas Jesus fala em seguida (v 14) POUCOS entram no caminho da salvação. Num mesmo volume, no caso a humanidade de todos os tempos, não podemos tomar a palavra MUITOS como 10% e a palavra POUCOS como 90%. Com esta afirmação MUITOS tomam o caminho da perdição (v 13) e POUCOS tomam o caminho da salvação (v 14), Jesus nos força a entender que o número dos que entram pelo caminho da perdição é maior do que o número dos que entram pelo caminho da salvação.
2 - Jo 20,22-23
Dito isto soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo; àqueles a quem perdoardes os pecados, ficar-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficar-lhes-ão retidos.
Se Jesus tivesse dito somente “àqueles a quem perdoardes os pecados, ficar-lhes-ão perdoados” poderíamos dizer que esta é uma alternativa para se obter o perdão dos pecados, mas que poderia haver outras. Como, porém, Jesus acrescenta “àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos”, exclui a possibilidade de haver outras alternativas para se obter o perdão dos pecados.
3 - Jo 6,53-54
Jesus disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
Se Jesus tivesse dito somente “quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna”(v 54), poderíamos dizer que este é um meio para se obter a vida eterna, mas que poderia haver outros. Através do v 53, porém, Jesus exclui a existência de outras alternativas. Portanto, segundo Jesus (Jo 6,53-54), quem nega e não recebe a Eucaristia não terá a vida eterna. Quem quiser recuperar a vida eterna perdida, desde Adão, pelo pecado deve crer e receber dignamente a Eucaristia. Alguém poderá perguntar: e as crianças que morrem pequenas, antes de receber a Eucaristia, e as que são exterminadas pelo aborto antes de nascer? As crianças que morrem pequenas ou antes de nascer não negaram nem recusaram a Eucaristia, porque a Eucaristia nunca lhes foi apresentada. As pessoas adultas que negam a Eucaristia, as que acreditam na Eucaristia mas não a recebem ou a recebem indignamente estão em situação diferente.
Apresentei três exemplos de afirmações categóricas de Jesus. Somente o terceiro exemplo está diretamente relacionado com o tema a ser tratado - a EUCARISTIA. Por isto, agora vamos nos estender de forma mais detalhada sobre este assunto.
A Bíblia não foi escrita para ser interpretada, mas para ser compreendida. No Evangelho de Mateus Jesus nos diz: “Quando alguém ouve a palavra do reino, mas não a entende, vem o maligno e arrebata o que foi semeado em seu coração. Este é o simbolizado na semente caída ao longo do caminho”(Mt 13,19). Segundo nos diz Jesus, neste versículo, não basta ler a Bíblia, é preciso entendê-la. Porque satanás tira a semente do coração de quem lê sem entender. Satanás não avisa o leitor da Bíblia que a semente foi tirada do seu coração; assim o leitor permanece na ilusão de possuir a verdade, enquanto ela lhe foi tirada. “A semente que caiu em boa terra indica aquele que ouve a palavra e a entende; por isso, dá fruto, produzindo, ora cem, ora sessenta, ora trinta por um”(Mt 13,23). Ser boa terra para a semente significa ler e entender. Somente quem lê e entende produz fruto.
Vamos, portanto, fazer um esforço para entender porque Jesus instituiu a Eucaristia e porque ela é radicalmente necessária para a nossa salvação. Respeitando os limites que o mistério nos impõe, vamos tentar entender o processo no qual ela se realiza.

Nenhum comentário: