FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

sexta-feira, 25 de julho de 2008

JESUS NÃO FICA INDIFERENTE

Como a Eucaristia é imprescindivelmente necessária para a salvação, poder-se-ia ser tentado a induzir todos a recebê-la. Mas a revelação nos pede de tomar rigorosas precauções. Jesus-salvador se torna condenação para quem o recebe em pecado.
“E por isso, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente, torna-se culpado para com o corpo e o sangue do Senhor. Examine, pois, cada um a si mesmo e, assim, coma deste pão e beba deste cálice; pois quem come e bebe sem fazer distinção de tal corpo, come e bebe a própria condenação. É por isto que, entre vós, há muitos enfermos e adoentados e um bom número faleceram” (1Cor 11,27-30).
Para entendermos porque S Paulo é tão radical em relação à Eucaristia, voltemos ao segundo e terceiro capítulos do Gênesis sobre a criação do homem e às conseqüências do pecado que destruiu o plano de Deus em relação ao homem. Através dos esquemas abaixo, procuremos visualizar as sucessivas etapas do plano da criação do homem e da sua destruição pelo pecado:

Esquema 1 (antes do sopro)
Deus cria o homem. Deus é criador e Senhor do homem.
O homem tem corpo físico, vida física e alma imortal.
( Antes do sopro, o homem não tinha a vida eterna em si).
Esquema 2 ( após o sopro de Deus)
Deus é criador e Senhor do homem.
O homem tem corpo físico, vida física, alma imortal e vida eterna (sopro de Deus). A vida eterna é incriada.
Adão vê Deus e fala com Ele.
Esquema 3 (após a criação de Eva e antes do pecado)
Deus é criador e Senhor de Adão e Eva. Eva é tirada de Adão e, por isso, mesmo sem receber o sopro de Deus, ela nasce com corpo físico, vida física, alma imortal e vida eterna.
Adão e Eva vêm Deus e falam com Ele.
Esquema 4 (após o pecado)
Não se pode obedecer a dois senhores (cf Mt 6,24). Adão e Eva obedecem a satanás e, portanto, o senhor deles passa a ser satanás.
Deus continua sendo criador de Adão e Eva. Mas satanás se torna senhor de Adão e Eva (escravos de satanás pelo pecado).
Adão e Eva tem corpo físico, vida física e alma imortal, mas perderam a vida eterna (sopro de Deus). Deus disse a Adão: “Se comeres, morrerás” (cf Gn 2,17). Adão e Eva tinham vida física e vida eterna. A vida eterna tinha sido colocada no homem, portanto, podia ser tirada sem destruir o homem. Cometendo o pecado, Adão e Eva perderam a vida eterna, mas continuaram fisicamente vivos; esta foi a primeira morte pela qual Adão passou. Novecentos e trinta anos depois, Adão morreu, isto é, perdeu também a vida física (cf Gn 5,5); esta foi a segunda morte pela qual Adão passou. Por isto, o ser humano que se salva passa por duas ressurreições: a recuperação da vida eterna pela Eucaristia (Jo 6,53-54) que é a primeira ressurreição (cf Ap. 20,5b). Esta primeira ressurreição pela Eucaristia acontece durante a vida física de cada pessoa. As almas das pessoas, que, ao serem surpreendidas pela morte física, estiverem de posse da vida eterna, reinarão com Cristo durante mil anos (cf Ap. 20,4). Neste caso, mil anos não correspondem a um período de dez séculos, mas ao período que transcorre entre a primeira e a segunda vinda de Jesus. A segunda ressurreição é a ressurreição da carne que atinge a todos, bons e maus, eleitos e condenados. Jesus nunca perdeu a vida eterna (como Deus não podia, em nenhuma hipótese, perdê-la), por isto, passou somente pela ressurreição da carne. Não tendo cometido pecado, Jesus passou somente pela morte física e, por isso, precisa recuperar somente a vida física que corresponde à ressurreição da carne.
Nos quatro esquemas, Adão é sempre senhor do mundo. Quando satanás se torna senhor de Adão e Eva, se torna senhor também do mundo. Por isto, satanás, nas tentações do deserto, diz a Jesus: “Dar-te-ei todo este poderio de reinos e a sua magnificência, porque me foi entregue e eu o dou a quem quiser” (Lc 4,6). E Jesus diz em outra ocasião: “Agora tem lugar o julgamento deste mundo. Agora o príncipe deste mundo vai ser lançado fora” (Jo 12,31).
Quem está em pecado grave, está sob o senhorio de satanás ou seja é escravo de satanás. Quando Deus soprou a vida eterna em Adão, este estava sob o senhorio de Deus (vide esquemas 1 e 2). Se alguém está em pecado mortal, deve, antes de receber a Eucaristia, voltar ao senhorio de Deus, através do sacramento da penitência. Somente assim, ele comerá e beberá dignamente o corpo e o sangue do Senhor. Caso contrário comerá e beberá a própria condenação (cf 1Cor 11,27-30).
Peca-se gravemente de muitas maneiras. Para não entrar em detalhes, lembremos apenas que todas as faltas contra os dez mandamentos de Deus e os cinco mandamentos da Igreja são pecados graves. Para cometer um pecado grave basta, por exemplo, perder a missa aos domingos (cf Catecismo da Igreja Católica, número marginal 2181). Os sofrimentos do inferno serão diferentes de uma pessoa para a outra de acordo com o volume de pecados que cada um cometeu. O apocalipse fala que há dois livros: o livro da vida e o livro das obras. Quem passou pela primeira ressurreição, através da Eucaristia, e possuía a VIDA ETERNA no momento em que a morte física o surpreendeu tem seu nome escrito no LIVRO DA VIDA; este está salvo. Quem rejeitou a Eucaristia e perdeu a vida física, sem estar de posse da vida eterna, isto é, não passou pela primeira ressurreição, não tem seu nome escrito no LIVRO DA VIDA; este está condenado. Ambos, ELEITOS e CONDENADOS, serão classificados no CÉU e no INFERNO, conforme o que está escrito no LIVRO DAS OBRAS. Aquele que tiver seu nome escrito no livro da vida será classificado, no céu, de acordo com o volume de obras boas que tiver feito. Aquele que não tiver seu nome escrito no livro da vida estará, no inferno, a uma temperatura tanto mais alta quanto mais graves e mais numerosos forem os pecados não perdoados, que estavam armazenados em seu coração na hora em que a morte física o surpreendeu. Se alguém recebe a Eucaristia em pecado, em vez de se salvar, apenas multiplica o pecado, merecendo um castigo mais severo na eternidade, se não se converter e arrepender antes de morrer.

Nenhum comentário: