FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

sexta-feira, 25 de julho de 2008

EUCARISTIA ALIANÇA DEFINITIVA

Somente através da Eucaristia a aliança definitiva entre Deus e o homem se concretiza. Antes do pecado, o homem tinha dentro de si um princípio incriado, eterno, o sopro de Deus. Deus era Senhor de Adão e Eva. Adão é Eva eram aliados de Deus. Com o pecado esta aliança foi desfeita. Deus, porém, desde a criação, quer ter o ser humano como seu aliado. Por isto, no Antigo Testamento, Deus faz uma aliança a nível humano, uma aliança externa, com diversos homens, depois com todo o povo. Ainda no Antigo Testamento é anunciada uma aliança nova e definitiva que se concretizou com Jesus Cristo na Eucaristia. Vejamos o anúncio desta aliança no Antigo Testamento.
ALIANÇA COM NOÉ Gn 9,8-17
Com o dilúvio, Deus nos mostra que não adianta exterminar os maus antes do fim do mundo, pois, haverá sempre entre os bons quem se perverterá. Joio e trigo deverão conviver até o fim dos tempos (cf Mt 13,24-30 e 36-39). Por isto Deus fez uma aliança com Noé.
Sinal desta aliança: o arco-íris.
Promessa de Deus: não exterminar a vida pela água.
ALIANÇA COM ABRAÃO Gn 15,9-21 e Gn 17,1-14
Deus manda Abraão partir animais pelo meio (Gn 15,10). Ao escurecer um archote aceso, que representa Deus, passa entre os animais partidos. Na época, quando duas pessoas celebravam um contrato importante, partiam um animal ao meio e, passando entre as partes, pronunciavam o juramento, desejando-se a mesma sorte do animal partido ao meio, se não fossem fiéis ao juramento. Deus usou este esquema ao fazer aliança com Abraão. Assim Abraão autoriza Deus a matá-lo se não permanecesse fiel.
Sinal da aliança com Abraão: a circuncisão.
Promessa de Deus: numerosa posteridade a Abraão e posse da terra aos descendentes.
Lembremos que esta é uma aliança de vida ou morte: vida para o fiel e morte para o infiel.
ALIANÇA COM O POVO Ex 24,1-8
Na pessoa de Noé e Abraão, Deus fez aliança com um indivíduo e sua família. No deserto, Deus faz aliança com todo o povo. Na aliança com Abraão, Deus prometeu aos seus descendentes a terra de Canaã. O povo judeu no deserto fazia parte da descendência de Abraão. Deus permanece fiel à sua promessa. De sua parte, o povo deve provar a sua fidelidade para com Deus, observando os dez mandamentos - código da aliança. Moisés asperge o povo com sangue de animais. A aliança é selada externamente (aspersão) e com sangue de animais.
ANÚNCIO DA ALIANÇA DEFINITIVA Jr 31, 31-34
Jeremias anuncia uma aliança nova e definitiva, superior àquela feita no deserto com o povo judeu. Seria uma aliança no coração que modificaria radicalmente quem tomasse parte dela. É evidente que a profecia de Jeremias se realiza na Eucaristia, pois, na Eucaristia, a aliança é feita no corpo e sangue de Jesus ( e não no sangue de animais). É uma aliança interna: o corpo e sangue de Jesus são consumidos, digeridos, e passam a fazer parte do corpo de quem os recebe. Aquele que recebe dignamente a Eucaristia tem em suas veias o sangue do Filho de Deus.
“Tomou então o pão, deu graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: ‘Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em minha memória’. Depois da ceia, fez o mesmo com o cálice, dizendo: ‘Este cálice é a NOVA ALIANÇA no meu sangue, que por vós é derramado’”(Lc 22,19-20).

Nenhum comentário: