FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

terça-feira, 31 de março de 2009

SE EU FOSSE VOCÊ 2


"E não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal, porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre Amém!" (Mt.6:13)

Observa-se em nosso tempo um grande esforço dos homens para entender as mulheres e das mulheres para entender os homens. Um prova desse fato é a estréia do filme "Se eu fosse você 2", filme brasileiro, que está batendo todos os recortes de bilheteria, ganhando até do famoso "Tropa de Elite". Segundo o jornal Folha de São Paulo este filme já foi assistido por mais de dois milhões de pessoas e já arrecadou quase seis milhões de reais nas primeiras semanas. A trama do filme, nada mais é do que a troca de corpo entre os atores Tony Ramos e Glória Pires. Assim, na ficção do cinema, Tony Ramos passa a viver como mulher e Glória Pires passa a viver como homem, o que faz da comédia romântica um sucesso de bilheteria.

Este sucesso talvez se deva à dificuldade que o homem tem para entender a mulher e, lógico, também da dificuldade que as mulheres têm de entender os homens.

Hoje dentro da ótica das Sagradas Escrituras, vamos estrear um mini-filme, um curta-metragem intitulado: “Se eu fosse você na hora da tentação”. Poderíamos colocar como agência produtora do Filme, a Agência do Deus Todo Poderoso, o roteiro das Sagradas Escrituras e os atores principais somos nós mesmos. A história do filme poderia ser retraduzida na pergunta: Como que o homem se comporta na hora da tentação? Ou então, como a mulher se comporta na hora da tentação? Em ambos os casos precisamos do ensinamento de Jesus Cristo na oração do Pai Nosso, quando diz: Não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal. Se Jesus falou para não cair em tentação é porque cair é muito ruim é fracasso. Se Jesus falou para Deus nos livrar do mal, é claro que é porque o mal está próximo das nossas vidas, buscando uma oportunidade para nos atingir.

Como que o homem age na hora da tentação? Também como será que a mulher age na hora da tentação? Vamos buscar na narrativa bíblica ensinamentos importantes para as nossas vidas para que ninguém caia nesse laço e seja vítima da maldade.

Uma mulher tentadora na bíblia, mulher sedutora que investiu contra um homem, que partiu para cima nos moldes que algumas mulheres de hoje fazem é a mulher de Potifar, que investiu na vida de José no Egito. Um exemplo de homem que tentou uma mulher na bíblia, que partiu para cima, que usou de todas as forças para atacar uma mulher foi o rei Davi que investiu na mulher de Urias. Assim, vamos ver quando o homem tenta uma mulher e quando a mulher tenta o homem. Aproveitando o nome do filme, se eu fosse você prestava muita atenção nesse assunto e se possível chamava seu marido, sua esposa, ligava para o seu namorado ou namorada para uma reflexão muito importante dentro da iluminação da Palavra de Deus.

O que aprendemos é que a mulher tentadora ela age dentro de casa e o homem tentador age fora de casa. Sim. A Palavra de Deus vai nos explicar melhor. A mulher de Potifar estava dentro de casa, e José no Egito estava próximo, era um escravo da casa, estava à disposição, ele era uma pessoa conhecida do dia a dia, então, não importa se por carência ou não, ela investe fortemente contra o rapaz. Assim, vemos que a mulher vai tentar quem está próximo, quem ela conhece, quem está ao seu alcance, começa com algumas fantasias, alguns desejos, algumas trocas de olhares e, logo logo, ela está consumida por um desejo insaciável de possuir aquela pessoa. É por isso que esta história de bons amigos, de melhor amigo, de confidente, de companheiro de trabalho quase sempre acaba mal. O primeiro roteiro bíblico para a sua vida no nosso filme, “Se eu fosse você na hora da tentação” envolve o ato de dizer para a sua mulher, cuidado com que está dentro da sua casa, dentro do seu segredo, o que está próximo, ao alcance da sua mão, no seu trabalho, cuidado com essa oportunidade porque ela vai te fazer cair. Homem não. Homem é diferente. Basta ver na história de Davi. O povo de Israel estava guerreando e Davi ficou em casa. Do terraço da sua casa ele viu uma mulher tomar banho. Ele sequer conhecia quem era. Então, tomado por aquela visão, por aquele desejo ele pesquisa quem é aquela mulher, vai atrás, investe na vida da mulher de Urias até possuí-la. Quando o homem é instrumento de tentação é assim. Primeiro ela pára de guerrear. Tá todo mundo trabalhando, tá todo o mundo guerreando e o bonitão está lá, olhando a paisagem. Diz que está trabalhando mas não está nada está olhando a casa dos outros. Todo mundo pensa que ele é rei, que ele está fazendo algo importante, mas não, ele está é na janela da vida para investir em alguém. Quando ele acha uma mulher o homem só pensa no que vê. É visual. Davi nem sabia quem era a mulher de Urias, nem sabia o nome dela e o homem é assim também, nem quer saber quem a mulher é, se é solteira ou se é casada, tanto faz, ele vai investir com tudo até conseguir. Em nosso filme de hoje, “Se eu fosse você na hora da tentação”, caso você esteja com seu marido, noivo, namorado do lado, fala pra ele aí: “Vai trabalhar vagabundo, vai guerrear, não fica igual bobo aí na janela não que você vai ver o que não deve, vai desejar fazer o que não pode, e vai provocar dor e tristeza em quem não merece”. Essa história de ficar no trabalho até tarde, é mentira de quem devia estar guerreando em não está, e hoje, com a Internet, nem precisa de janela para ficar olhando o mundo aí fora.

A Bíblia nos fala claramente como a Esposa de Potifar tentou a José. Mesmo não pecando com ela José foi considerado culpado e como resultado ficou preso por vários anos no Egito. O homem que cai na tentação de uma mulher fica preso. Não consegue mais sair. José só saiu da cadeia, porque, usado por Deus, começou a revelar sonhos. Somente a direção de Deus, somente uma revelação de Deus é que tira o homem da prisão de uma mulher sedutora.

A Bíblia nos fala claramente como Davi tentou a Mulher de Urias. Para esconder o pecado, Davi tramou a morte de um guerreiro, de Urias. A mulher ficou grávida e ele tinha que esconder o pecado e isso gerou morte. Sabe, quem cai na conversa de um homem tentador vai trazer morte para a sua vida, morte para o seu casamento e para sua família. Para esconder o erro o homem é mestre em fabricar mentiras, em manipular as pessoas, e fazer de tudo para ostentar uma dignidade que não tem. Mas um dia o Profeta Natã, inspirado por Deus, desmascarou o rei Davi. Também um dia, a Palavra de Deus, as profecias de Deus, os Oráculos do Altíssimo mostram a nossa vergonha, nossa nudez, os nossos erros e só nos resta o arrependimento e o pedido de perdão.

Talvez este assunto seja um pouco desagradável mas, desculpe, temos que pregar a verdade e não apenas para dizer o que os seus ouvidinhos gostam de ouvir.

Jesus disse: Não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal. Deus não quer que você caia em tentação, Deus não quer que você seja preso mas, pelo contrário, Ele quer te livrar de todo o mal. Vamos aceitar então os bons ensinamentos da Palavra de Deus para as nossas vidas, porque desde a antiguidade, o melhor para a raça humana, é seguir a direção do nosso Pai, do Nosso Deus Criador.

Nenhum comentário: