FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

JESUIS CONTENT DE VOUS



Pe Geovane Saraiva* Meu pai, Agapito Saraiva, falecido em 2007, sempre falava do Pe. Cajuaz (José Cajuaz Filho) como um pastor, um enviado de Deus que marcou profundamente a população da nossa terra natal, Capistrano, apesar de ter ficado um curto período, nos idos de 1958 a 1959.
O ministério sacerdotal do Pe. Cajuaz em Capistrano foi marcado por uma pedagogia alegre e de muita esperança para o povo. Sempre que ele encontrava as pessoas, saudava a todos em francês: "Je suis content de vous" – Eu estou contente, eu estou feliz e alegre com vocês.
Papai falava de um Padre moderno, inteligente e de muita cultura, indo ao encontro de todos. Certamente ele tentava passar para o povo de Deus o princípio pedagógico do grande bispo de Milão, São Carlos Borromeu – "De ver tudo, tolerar muito e corrigir pouco".
Em 2003, ao ser nomeado para a Paróquia de Santo Afonso, na Parquelândia, logo dei a notícia aos meus pais, os dois já bastante enfermos. Disse ao papai que, ao lado Igreja, morava o Pe. Cajuaz. Ele, de pronto, respondeu: Ah! Ele era o padre da lambreta! E arrematou: Nunca me esqueci de uma frase sua em francês: "Je suis content de vous".Pe. Cajuaz foi ordenado padre há 51 anos. Dispensado do celibato pela Santa Sé, casou-se e não exerce mais o ministério sacerdotal. É conhecido como o Prof. Cajuaz e continua muito vivo e forte, realizando um belo trabalho como membro da Pastoral da Comunicação de nossa Paróquia, escrevendo artigos com muito conteúdo e com muito rigor gramatical, fruto da sua boa formação no Seminário da Prainha.
Hoje nós somos os destinatários da alegria, outrora anunciada pelo Pe. Cajuaz. O contentamento e a esperança que ele levou a todo o povo enquanto exerceu o seu ministério, nós os recebemos, neste tempo do advento, com o mesmo espírito com que Maria recebeu sua escolha para ser mãe de Deus externada no seu belo e maravilhoso cântico de ação de graças, em que agradece ao Senhor de todos os dons, o ter olhado para a humildade de sua serva, na sua simplicidade e pequenez (cf. Lc 1, 13-14).Zacarias, no seu cântico, soube louvar e bendizer o Deus de Israel pela alegria da redenção do mundo com o nascimento do Salvador (cf. Lc 1, 68-80). Também a melodia maravilhosa dos anjos, habitantes especiais, que povoaram os céus na noite santa do nascimento do Salvador da humanidade, reconhecendo a imensa grandeza de Deus, ao cantarem: "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade (cf. Lc 2, 13-14)".
Profunda e verdadeira alegria, no entanto, é a de Maria, porque está associada sempre ao bem maior, que foi tornar a terra inteiramente plena, no "Filho que nos foi dado" (Is 9, 5). É neste clima de grande alegria que nós todos da Paróquia de Santo Afonso dizemos ao Prof. Cajuaz, parodiando o papai: "Nous sommes contents de vous" – Nós estamos contentes e alegres com você. Parabéns pelo bonito trabalho!
Santo Natal e Feliz Ano Novo para todos! *Pároco de Santo Afonso

Última Alteração: 08:57:00
Fonte: Pe. Geovane Saraiva Local:Fortaleza (CE)

Nenhum comentário: