FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CLERO



A palavra clero tem sua origem no grego klerus. Poderíamos traduzir literalmente por “distribuição” ou “porção”. Diz a tradição que essa expressão era originalmente utilizada para designar um lote de terra dividido em áreas menores por ocasião da partilha de uma herança. Ou seja, é possível que o “clero” fosse uma porção delimitada de terra.


A tradução bíblica dos Setenta, tradução da bíblia hebraica para o grego, a palavra klerus foi utilizada várias vezes para designar uma porção. No Novo Testamento, a palavra também foi utilizada com signifi cado de “porção”. Por exemplo, na primeira carta de Pedro (5,3) foi utilizada para referir-se ao grupo dos fiéis que foi confi ado ao ministro.

O uso da palavra clero no sentido que conhecemos hoje para designar os ministros sagrados, tem sua orígem no século III, com os padres da Igreja. Tertuliano, Origenes e Clemente de Alexandria utilizam a palavra para referir-se às pessoas que faziam parte da hierarquia eclesiástica. Dessa forma, os clérigos eram uma porção do povo de Deus que estava a serviço da comunidade.

Na Idade Média, por circunstâncias históricas, o clero tinha um importante papel social. Tinha grande importância na formação social, moral e ideológica da sociedade medieval. O clero medieval estava dividido em alto e baixo clero. O alto clero era constituído pelo papa, cardeais e bispos. Essas pessoas eram muito influentes na cultura e na política da sociedade. O baixo clero era formado pelos padres e diáconos, que tinham contato direto com seus fiéis.
Atualmente, o Código de Direito Canônico, no cânon 207, nos diz que “por instituição divina, entre os fiéis, há na Igreja os ministros sagrados, que no direito são também chamados clérigos; e os outros fiéis são também denominados leigos”. Isto é, através do sacramento da ordem, alguns fiéis são consagrados e recebem uma missão especial no seio da Igreja para ensinar, santificar e governar.

Derivadas da palavra clero temos: clérigo e clergyman. Clérigo é o indivíduo que faz parte de um clero: bispos, presbíteros e diáconos. O clergyman (palavra inglesa que significa “homem do clero”) é utilizada para referir-se à camisa utilizada pelos clérigos e que possui um colarinho branco.

por Pe. Maciel M. Claro

Um comentário:

Blog Católico do Leniéverson disse...

Olá, carissimo (a) Blogueiro(a), a paz de Jesus e o amor de Maria.Tudo bem? Vendo o quão rico, evangelizador e substancioso é o seu blog, venho convidar você para ser seguidor(a)do meu, que também é católico.
http://lennyjornalistacatolico.blogspot.com.br/

Vamos crescer a corrente em prol da evangelização e do Reino de Deus. Fique em paz e que Deus abençoe você e sua linda família.iorisba