FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ABADE


Abade é o título dado ao superior de uma comunidade monástica. A palavra abade tem sua origem no grego e no latim abbas. Porém, sua origem primitiva vem da Caldeia e da Síria, onde âbâ significa “pai”. Na Síria e no Egito, o termo abade era utilizado como expressão de honra e respeito, geralmente em reconhecimento à sabedoria e à santidade de alguém, não importando a idade.


Na antiguidade, abade era também um dos títulos dados aos Padres do Deserto. Esses homens, que a partir do século III d.C. resolveram habitar os desertos do Egito, Palestina, Arábia e Pérsia, foram os primeiros eremitas cristãos, indivíduos que abandonaram as cidades do mundo pagão para encontrar a salvação, sozinhos no deserto.

Um abade não era, como hoje, um superior eleito canonicamente pela comunidade, mas qualquer monge ou eremita que tivesse passado anos no deserto e provado ser um servo de Deus. Com eles, ou próximo a eles, viviam “irmãos” ou “noviços” — aqueles que ainda estavam no processo de aprendizado da vida. Os noviços ainda precisavam da supervisão contínua de um abade e viviam junto a um deles para serem instruídos por sua palavra e exemplo. Os irmãos viviam por conta própria, mas às vezes recorriam ao conselho de um abade das redondezas.
O capítulo 64 da Regra de São Bento fala da importância do abade no mosteiro. Segundo São Bento, cabe ao abade conduzir, em nome de Cristo, o rebanho que lhe foi confiado no mosteiro. São Bento, dirigindo-se ao abade, pede-lhe que “saiba convir-lhe mais servir que presidir”; “odeie os vícios, ame os irmãos”; "faça prevalecer sempre a misericórdia sobre o julgamento”; “não permita que os vícios sejam nutridos, mas que os ampute prudentemente e com caridade”; e, enfim, “assumindo esse e outros testemunhos da discrição, mãe das virtudes, equilibre tudo de tal modo que haja o que os fortes desejam e que os fracos não fujam; precipuamente, conserve em tudo a presente Regra”.
Relacionados à palavra abade estão abadia e abadessa. Sobre a abadia, o cânon 370 do Código de Direito Canônico afirma que é uma determinada porção do povo de Deus que está sob os cuidados de um abade. A abadessa é o feminino de abade, cumprindo a função de “pai” ou mãe para as monjas.

por Pe. Maciel M. Claro, cmf

Nenhum comentário: