FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

quinta-feira, 31 de julho de 2008

É PRECISO SABER


É preciso conhecer Jesus Cristo



11




Jesus Cristo existiu sempre?

R- Jesus Cristo, como Deus, existiu sempre; como homem, começou a existir desde o momento da encarnação.

“O Filho de Deus é igual ao Pai e ao Espírito Santo na natureza divina.

Antes de se encarnar no seio de Maria, o Filho de Deus era puríssimo espírito. Antes de se encarnar, não existia Jesus Cristo, como Homem-Deus, mas só existia o Filho de Deus, puríssimo espírito.

Jesus Cristo, homem e Deus unidos na mesma pessoa divina, começou a existir no seio de Maria, pela ação do Espírito Santo.

No seio de Maria, a pessoa do Filho de Deus assumiu a carne humana e se tornou Jesus Cristo, totalmente Deus e totalmente homem” (Frei Battistini, Maria nosso sim a Deus, Capítulo 8).


Topo

12








Quem é o pai de Jesus Cristo?

R- O Pai de Jesus Cristo é somente o Pai Eterno; porque o mesmo Filho de Deus, gerado quanto a divina natureza pela primeira pessoa da Santíssima Trindade, foi, quanto à natureza humana, concebido no seio da Virgem Maria, por obra e graça do Espírito Santo.




Topo

13


Não teve Jesus Cristo também um pai na terra?

R- Não; Jesus Cristo não teve pai terreno, mas somente mãe, que é a Virgem Maria.




Topo

14




Mas então, São José não foi o pai de Jesus Cristo?

R- Não; São José não foi pai de Jesus Cristo; mas somente guarda e desempenhou para com Ele todos os deveres de pai.


“As palavras: São José foi pai adotivo de Jesus Cristo querem dizer que ele era comumente julgado pai de Jesus Cristo, porque desempenhou para com Ele as funções de pai” (Catecismo Maior de São Pio X, Instrução – Parte II, Capítulo VIII).



Os Evangelhos designam São José como pai em várias ocasiões (Lc 2,27. 41. 48). Assim devia tratá-lo Jesus na intimidade do lar de Nazaré, e assim era Jesus considerado por quem o conhecia: era o filho de José. E, efetivamente, José exerceu as funções de pai dentro da Sagrada Família: foi ele quem pôs o nome a Jesus, quem empreendeu a fuga para o Egito, quem escolheu o lugar de residência ao voltarem de lá. E Jesus obedeceu a José como a um pai: Desceu com eles e veio para Nazaré e era-lhes submisso…

São José teve para com Jesus verdadeiros sentimentos de pai; a graça acendeu naquele coração bem disposto um amor ardente pelo Filho de Deus, maior do que se se tivesse tratado de um filho por natureza. São José cuidou de Jesus amando-O como filho e adorando-O como Deus. E o espetáculo – que tinha constantemente diante dos olhos – de um Deus que dava ao mundo o seu amor infinito era um estímulo para amá-lO ainda mais e para se entregar a Ele cada vez mais, com uma generosidade sem limites.

Amava Jesus como se realmente O tivesse gerado, como um dom misterioso de Deus outorgado à sua pobre vida humana. Consagrou-lhe sem reservas as suas forças, o seu tempo, as suas inquietações, os seus cuidados. Não esperava outra recompensa senão poder viver cada vez melhor essa entrega da sua vida. O seu amor era ao mesmo tempo doce e forte, sereno e ardente, emotivo e terno. Podemos imaginá-lo tomando o Menino em seus braços, embalando-O com canções, ninando-O para que dormisse, fabricando-Lhe pequenos brinquedos, tendo-O junto de si como fazem os pais, fazendo-Lhe carícias que eram atos de adoração e testemunho do mais profundo afeto.


Topo

15


Por que se fez homem o Filho de Deus?

R- Para nos salvar.


“Não muito longe de Belém, à hora do nascimento de Jesus estão acampados uns pastores de ovelhas. Acocorados, velhos e moços, ao redor de uma fogueira, conversam sobre mil coisas. Sua conversa é simples. Falam da vinda do Salvador dos homens. Desejam de coração que Ele venha quanto antes. De repente a fogueira empalidece. Uma luz celeste os ilumina e um belíssimo Anjo está diante deles. Assustam-se muito. Mas o Anjo lhes diz com doçura: “Não temais! Vim trazer-vos uma grande notícia. Em Belém nasceu o SALVADOR DO MUNDO. Haveis de encontrar numa manjedoura uma criancinha, envolvida em panos” (Lc 2,10ss) (Leituras da Doutrina Cristã, I Dogma, 17ª Leitura).


Topo

16








Não nos podíamos salvar por nós mesmos, se o Filho de Deus não se tivesse feito homem?

R- Não; se o Filho de Deus não se tivesse feito homem, nós, por nós mesmos não nos poderíamos salvar; porque, pelo pecado de Adão fomos excluídos para sempre do céu e nos tornamos escravos do demônio.


Topo

17













Onde nasceu Jesus Cristo?

R- Em Belém: “Também José subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, para a Judéia, na cidade de Davi, chamada Belém, por ser da casa e da família de Davi, para se inscrever com Maria, sua mulher, que estava grávida. Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2, 4-7).

Aproximemo-nos da pobre gruta de Belém.



“Vendo-se repulso de toda parte, São José e a Bem–aventurada Virgem saem da cidade afim de achar fora dela ao menos algum abrigo. Os pobres viandantes caminham na escuridão, errando e espreitando; afinal depara-se-lhes ao pé dos muros de Belém uma rocha escavada em forma de gruta, que servia de estábulo para os animais. Disse então Maria: José, meu esposo, não precisamos ir mais longe; entremos nesta gruta e deixemo-nos ficar aqui. _ Mas como? Responde São José; não vês, minha esposa, que esta gruta é tão fria e úmida que a água escorre em toda parte? Não vês que não é uma morada para homens, senão uma estribaria para animais? Como queres passar aqui a noite e dar à luz? _ Contudo é verdade, tornou Maria, que este estábulo é o paço real onde quer nascer na terra o Filho eterno de Deus.

Ah! Que terão dito os anjos vendo a divina Mãe entrar naquela gruta para dar à luz! Os filhos dos príncipes nascem em quartos adornados de ouro; preparam-se-lhes berços incrustados com pedras preciosas; e fazem-lhe cortejo os primeiros senhores do reino.

E ao Rei do céu prepara-se uma gruta fria e sem lume para nela nascer, uns pobres paninhos para cobri-lO, um pouco de palha para leito, e uma vil manjedoura para o colocar? Meu Deus, assim pergunta São Bernardo, onde está a corte, onde está o trono real deste Rei do céu, porquanto não vejo senão dois animais para lhe fazerem companhia, e uma manjedoura de irracionais, na qual deve ser posto?



Ó Gruta ditosa, que tiveste a ventura de ver o Verbo divino nascido dentro de ti! Ó presépio ditoso, que tiveste a honra de receber em ti o Senhor do céu! Ó palha ditosa, que serviste de leito àquele cujo trono é sustentado pelos Serafim! Sim, fostes ditosos, ó Gruta, ó presépio, ó palha; mais ditosos, porém, são os corações que tenra e fervorosamente amam esse Amabilíssimo Senhor, e que abrasados em amor o recebem na Santa Comunhão. Oh, com que alegria e satisfação vai Jesus Cristo pousar no coração que o ama!

Um Deus que quer começar a sua infância num estábulo, confunde o nosso orgulho, e, segundo a reflexão de São Bernardo, já prega com exemplo o que mais tarde havia de pregar à viva voz: Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Eis porque ao contemplarmos o nascimento de Jesus Cristo e ao ouvirmos falar em gruta, em manjedoura, em palha, em leite, em vagidos, estas palavras deveriam ser para nós como que chamas de amor, e como que setas que nos ferissem os corações e nos fizessem amantes da santa humildade” (Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Santa Igreja, pelo Pe. Thiago Maria Cristini, página 76).


Topo

18






Onde Jesus Cristo viveu até o início da vida pública?

R- Em Nazaré: “Tendo recebido um aviso em sonho, partiu para a região da Galiléia e foi morar numa cidade chamada Nazaré…” (Mt 2,22-23), e: “Ele foi a Nazaré, onde fora criado…” (Lc 4,16).


“Pouco depois do nascimento do Menino Jesus, o rei Herodes, velho assassino, quis matá-lo. Haviam vindo os reis magos para adorar o Menino recém-nascido. Herodes, fingindo-se piedoso, pediu-lhes que depois de terem encontrado o Menino Jesus, lhe viessem dizer onde se encontrava. “Pois, dizia ele, querer adorá-lo”. Mas em seu coração já tinha resolvido matar a criança.

Deus, porém, deu ordem aos reis de voltarem para casa por outro caminho, para não se encontrarem com Herodes. Este, vendo-se enganado, ficou furioso como uma fera e jurou vingança terrível. Decretou a morte de todos os meninos de Belém até dois anos de idade. Assim pensava matar a Jesus.

Deus, entretanto, avisou a São José dos maus propósitos de Herodes e deu ordem de fugir para o Egito. Ainda naquela mesma noite, em que foi dado o aviso, Maria e José fugiram. Por Jesus fariam os maiores sacrifícios.

Depois de vários dias de caminhada, muito penosa, chegaram ao Egito. Ali tiveram que passar por grandes sacrifícios. Desconheciam a língua dos egípcios. A Sagrada Família permaneceu no Egito por vários anos, até a morte de Herodes. Um anjo veio avisar a São José deste fato. E novamente arrumaram seus haveres e voltaram para a Terra Santa.

A volta foi menos difícil, pois parece que Jesus era já capaz de caminhar. Teria talvez nessa ocasião uns cinco anos de idade. Era criança linda e encantadora de que toda gente gostava. De volta foram residir em Nazaré, onde ainda existia sua casa. Foi aqui que Jesus passou sua meninice e juventude até completar trinta anos.

Vamos, em pensamento, fazer uma breve visita a Nazaré, à Sagrada Família. A casa era modesta e pobre, mas tão limpinha que dava gosto de morar ali. Maria era sempre toda pura e santa de corpo e alma. Não podia tolerar desordem e imundície de espécie alguma. Dela podem aprender todas as donas de casa.

Mas por que Jesus ficou tanto tempo em Nazaré? Ele era Deus, podia ter partido para sua missão pública aos dezoito anos de idade. Assim começaria mais cedo suas pregações e milagres, para a conquista do mundo para Deus. De fato, Jesus podia ter começado mais cedo, mas o Pai celeste quis que ficasse em Nazaré até a idade de trinta anos. A vontade do Pai foi que Ele nos desse o exemplo de obediência, de trabalho, de humildade e de oração” (Leituras da Doutrina Cristã, I Dogma, 18ª Leitura).


Topo

19








Onde Jesus Cristo morreu?

R- Em Jerusalém: “Tomando consigo os Doze, disse-lhes: ‘Eis que estamos subindo a JERUSALÉM e vai cumprir-se tudo o que foi escrito pelos profetas a respeito do Filho do Homem. De fato, ele será entregue aos gentios, escarnecido, ultrajado, coberto de escarros; depois de o açoitar, eles o matarão” (Lc 18, 31-34).




Topo

20


Que fez Jesus Cristo para nos salvar?

R- Padeceu e morreu na cruz.


“Nosso Senhor, ao chegar ao Calvário, foi cravado na cruz. De quantos sofrimentos não nos falam estas poucas palavras. Nosso Senhor já sofreu muito durante a prisão, os julgamentos, a flagelação, a coroação de espinhos, o caminho para o suplício. Os algozes aos quais Nosso Senhor fora entregue eram homens desalmados que sentiam prazer em maltratar a vítima o mais possível. Essa gente, assim que deitou o Divino Salvador sobre a cruz, prendeu-lhe mãos e pés ao madeiro com duros cravos, à força de pesadas marteladas. Procuremos sentir, como se fosse em nós, aqueles pregos grandes e largos entrando na carne, machucando os nervos, cravando-se pouco a pouco na cruz. Depois, vem o trabalho de colocar a cruz em pé. O Salvador sentiu com violência os cravos que rasgavam as feridas, ao peso do corpo. Finalmente começam as três horas de sofrimentos, longas como uma noite que não quisesse mais acabar. Cristo entre o céu e a terra, vê junto de si um grupo de pessoas fiéis, as santas mulheres e o apóstolo São João. Mas eram poucos, como uma gota de água no meio do oceano, em comparação com a massa popular que exigia a sua morte e o injuriava. Conta São Mateus 27, 39ss: “Os transeuntes moviam a cabeça dizendo: Tu, que destróis o templo de Deus e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo! Se és o Filho de Deus, desce da cruz. Da mesma forma zombavam os príncipes dos sacerdotes, escribas e anciãos, dizendo: salvou a outros, a si mesmo, porém, não pode salvar. Desça agora da cruz, se é que é rei de Israel, e creremos n’Ele. Confiou em Deus, pois que o venha livrar agora, se de fato lhe quer bem, porquanto afirmou: eu sou o Filho de Deus”.

Era assim que zombavam de Jesus o povo, que tinha recebido d’Ele os favores de tantos e tantos milagres, os sacerdotes judaicos, que deveriam ser os primeiros a defendê-lO.

Jesus não desceu da cruz, como pediam, porque não convinha fazer milagre para satisfazer à curiosidade daqueles blasfemos. Mas Jesus depois de morto ressuscitou do sepulcro, que era milagre muito maior. Mesmo assim os malvados não se converteram, porque, se é fácil começar uma vida de pecados, é, depois, muito difícil corrigir-se” (Leituras da Doutrina Cristã, I Dogma, 25ª Leitura).

Nenhum comentário: