FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

quinta-feira, 31 de julho de 2008

É PRECISO SABER


É preciso conhecer Jesus Cristo



31




Onde está Jesus Cristo?

R- Enquanto Deus, está em todo lugar; enquanto Homem-Deus, está no céu e no Santíssimo Sacramento do Altar.


Topo

32








Jesus Cristo voltará outra vez ao mundo visivelmente?

R- Sim: “Estando a olhar atentamente para o céu, enquanto ele se ia, dois homens vestidos de branco encontraram-se junto deles e lhes disseram: ‘Homens da Galiléia, por que estais ai a olhar para o céu? Este Jesus, que foi arrebatado dentre vós para o céu, assim virá, do mesmo modo como o vistes partir para o céu” (At 1,10-11).


Topo

33


Que virá fazer ao mundo Jesus Cristo?

R- Virá julgar os vivos e os mortos, isto é, todos os homens, bons e maus.


“Chegará o último dia do mundo. Terrível cataclismo cairá sobre a terra. Os homens ficarão tomados de pavor e correrão alucinados. A terra será um grande cemitério.

Soará então a trombeta e se ouvirá o chamado: “Levantai-vos, mortos, e vinde ao juízo”. A alma de cada homem se unirá ao próprio corpo.

Será o dia mais solene e grandioso da história da humanidade, todos os homens, desde o começo do mundo, estarão reunidos para o juízo.

Em dado momento, aparecerá no céu a Cruz, sinal de nossa redenção. Regozijar-se-ão e aplaudirão os justos. Tremerão os maus.

Aparecerá a Santíssima Virgem que é a Rainha dos Céus e da Terra e Mãe do Juiz. Por último aparecerá Jesus Cristo, “o Filho do Homem, na sua Majestade e todos os anjos com Ele, e se sentará sobre o trono” (Mt 25,31).

Ocupará o posto que lhe corresponde como Rei dos reis e Chefe de todos os chefes de Estados e presidentes que houve na história do mundo.

Vem para que se descubra o que fez cada um. Vem para elevar publicamente os bons, premiando a virtude, para confundir em público os maus, castigando seus vícios, suas injustiças e seus pecados” (Leituras da Doutrina Cristã, I Dogma, 35ª Leitura).


Topo

34




Sobre o que nos julgará Jesus Cristo?

R- Sobre o bem e o mal que tivermos praticado, e também sobre o bem que deixamos de fazer.

“Começará o julgamento, abrindo-se os autos do processo, isto é, as consciências de todos (Dn 7,10). Os primeiros testemunhos contra os réprobos serão do demônio, que dirá – segundo Santo Agostinho: “Justíssimo juiz, sentencia, que são meus aqueles que não quiseram ser teus”. A própria consciência dos homens os acusará depois (Rm 2, 15). A seguir, darão testemunho, clamando vingança, os lugares em que os pecadores ofenderam a Deus (Hab 2,11). Virá, enfim, o testemunho do próprio Juiz que esteve presente a quantas ofensas lhe fizeram (Jr 29, 23). Disse São Paulo que naquele momento o Senhor “porá às claras o que se acha escondido nas trevas” (1 Cor 4, 5). Descobrirá, então, ante os olhos de todos os homens as culpas dos réprobos, até as mais secretas e vergonhosas que em vida eles ocultaram aos próprios confessores (Na 3, 5)” (Santo Afonso Maria de Ligório, Preparação para a Morte, Consideração XXV, Ponto III).


Topo

35






Porque se diz que Jesus Cristo é Nosso Senhor?

R- 1º Porque, como Deus, Ele é nosso Senhor como o Pai;

2º Porque, também, como Homem, Ele é Nosso Senhor, pois nos resgatou da escravidão do demônio com o preço de seu sangue.

“Na versão grega dos livros do Antigo Testamento, o nome inefável com o qual Deus se revelou a Moisés (Cf. Ex 3, 14), Iahweh, é traduzido por “Kyrios” (Senhor). Senhor torna-se desde então o nome mais habitual para designar a própria divindade do Deus de Israel. É nesse sentido forte que o Novo Testamento utiliza o título de “Senhor” para o Pai, e também – e ai está a novidade – para Jesus reconhecido assim como o próprio Deus (Cf. 1 Cor 2, 8).

Jesus mesmo atribui-se de maneira velada este título quando discute com os fariseus sobre o sentido do Salmo 110 (Cf. Mt 22, 41-46), mas também de modo explícito dirigindo-se a seus apóstolos (Cf. Jo 13, 13). Ao longo de toda a sua vida pública, seus gestos de domínio sobre a natureza, sobre as doenças, sobre os demônios, sobre a morte e o pecado demonstravam sua soberania divina.

Muito freqüentemente nos Evangelhos, determinadas pessoas se dirigem a Jesus chamando-o de “Senhor”. Este título exprime o respeito e a confiança dos que se achegam a Jesus e esperam dele ajuda e cura (Cf. Mt 8, 2; 14, 30; 15, 22)” ( Catecismo da Igreja Católica, nos 446, 447 e 448).


Topo

36






Tiveram os homens alguma notícia de Jesus Cristo antes da sua vinda?

R- Sim, os homens tiveram notícias de Jesus Cristo antes de sua vinda pela promessa do Messias, que Deus fez aos nossos progenitores, Adão e Eva, promessa renovada aos patriarcas; e pelas profecias e figuras que o designaram.


Topo

37








Por onde sabemos que Jesus Cristo é verdadeiramente o Messias e o Redentor prometido?

R- Sabemos, porque n’Ele se cumpriu:

1º - Tudo o que anunciaram as profecias;

2º - Tudo o que representavam as figuras do Antigo Testamento.


Topo

38








Que diziam as profecias a respeito do Redentor?

R- As profecias diziam a tribo e a família donde havia de sair o Redentor; o lugar e o tempo de seu nascimento; seus milagres, as menores circunstâncias de sua paixão e morte; sua ressurreição e ascensão aos céus; seu reino espiritual, universal e perpétuo que é a Igreja Católica.


Topo

39






Quais foram as primeiras figuras do Redentor no Antigo Testamento?

R- Foram: O inocente Abel; o sumo Sacerdote Melquisedec; o sacrifício de Isaac; José vendido pelos irmãos; o profeta Jonas; o cordeiro pascal; a serpente de bronze, levantada por Moisés no deserto.


Topo

40


















Jesus Cristo é Deus?

R- Sim; Jesus Cristo é Deus. E essa grande verdade, podemos provar na Sagrada Escritura.

— “No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus” (Jo 1,1).

— “Respondeu-lhe Tomé: ‘Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20, 28).

— “Aos quais pertencem os patriarcas, e dos quais descende o Cristo, segundo a carne, que é acima de tudo, Deus bendito pelos séculos! Amém” (Rm 9, 5).

—“Aguardando a nossa bendita esperança, a manifestação da glória do Nosso grande Deus e Salvador, Cristo Jesus” (Ts 2,13).

Nenhum comentário: