FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

terça-feira, 30 de agosto de 2011

ABRACE ESTA IDEIA

Leve a conscientização para a sua comunidade mudando velhos hábitos
POR ANA  PAULA MOREIRA LIMA
O lixo produzido no mundo está no topo do ranking dos vilões responsáveis pela degradação ao meio ambiente e sua produção vem aumentando de forma assustadora.
Segundo dados da Associação Brasileira de  Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro produz cerca de um quilo de lixo por dia, o que equivale a 100 mil toneladas de lixo produzidos diariamente. Diante destes dados alarmantes, constatou-se que apenas 5% deste lixo é reciclado – valor muito baixo, se comparado à quantidade de material reciclado nos Estados Unidos e Europa (40%).
Tão grave quanto à característica do lixo produzido, outro problema que assola o meio ambiente é o destino dado a ele. Grande parte desses materiais podem ser reaproveitados ou reciclados, diminuindo, assim, as enormes montanhas formadas nos lixões da cidade e, conseqüentemente, a degradação do meio ambiente.
O levantamento revela que cerca de 80% do lixo produzido poderia ser separado e enviado a cooperativas, diminuindo assim, a quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários. O papel da sociedade para solucionar este problema é muito simples: separar o lixo que produz.
Sendo assim, convido você a incentivar e estimular a educação ambiental em sua comunidade, fazendo com que haja uma mudança de mentalidade, e conhecimento dos danos causados à natureza, quando o lixo não é definitivamente destinado.
5 Dicas para implantar um programa de coleta seletiva em sua comunidade
1 A consciência
Desperte a consciência para a coleta seletiva, informando e motivando todos, por meio de palestras, reuniões, treinamentos ou cartazes.

2 Planeje todo o processo
Procure conhecer bem o lixo “produzido” (papel, vidro, plástico alumínio ou orgânico etc). E defina se todo o tipo de lixo será coletado, quem serão os responsáveis pela coleta, onde será estocado e para quem será doado ou vendido.

3 Defina o destino do material reciclável
Geralmente o material pode ser doado ou comerciado. Se a intenção for vender o material coletado, você deve conhecer o mercado de recicláveis e pesquisar antecipadamente os valores. Caso a intenção não seja dar rentabilidade, mas promover a conscientização, opte por doar a coleta às associações que reaproveitam o material.

4 Agora é executar
 Depois de tudo acertado, a inauguração do programa pode ser marcada por um grande evento, por exemplo, como uma festa sob o tema “coleta seletiva”. A programação pode incluir palestras sobre o meio ambiente e oficinas de reciclagem, onde podem ser fabricados objetos com material reciclável, como  cestas de jornal, por exemplo, além da projeção de vídeos sobre o assunto.

5 A manutenção
Não basta apenas iniciar um projeto, é necessário mantê-lo, para isso planeje continuamente atividades visando a informação, não só dos membros de sua comunidade, mas de todo os moradores da região. E não esqueça de manter todos informados, sobre os resultados e o andamento da coleta.

Ana Paula Moreira Lima cursa Jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, São Paulo/SP.

Nenhum comentário: