FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

quinta-feira, 26 de março de 2009

NÃO É O FIM PARA VOCÊ


"Então apareceu um anjo do céu que o confortava." (Lucas 22.43)

Eu estava lendo a passagem supracitada quando uma curiosidade tomou conta de mim. Ela, no entanto, se desfraldou em duas perguntas: "O que o anjo que recebeu a missão de consolar Jesus pensou quando foi escolhido e enviado?". E mais: "O que ele teria dito a Jesus que fez com que esse recobrasse os ânimos e prosseguisse de forma decisiva e triunfal?".

Deixando o detalhe da nota de rodapé das Bíblias - essa parte não se encontra nos melhores manuscritos -, que é irrelevante em razão de que os nossos textos gregos e hebraicos são cópias de um original perdido, e que cada uma delas têm sua história de vida que as legitimam como inspiradas (sitz em lebem), endereço-lhes essa pequena reflexão, fruto daquilo que C. Lewis, autor do livro que deu origem ao filme “As crônicas de Narnia” chamou de “Evangelho puro e Simples”. Não é um texto fundado na pesquisa histórico social, na crítica das formas, mas numa simples observação do evangelho simples crido ao longo de nossa historia cristã.

É obvio que soltei a imaginação. E ela se perdeu em várias hipóteses que não tem a menor intenção de ser encontrada e acreditada. Uma delas diz respeito à primeira pergunta.

Deus, o Senhor dos Senhores, percebendo o momento crítico que seu filho passava no Getsêmani, chama os anjos e, dentre eles, escolhe um. A partir desse momento, o escolhido é o anjo mais importante das miríades celestiais. Ele é saudado pelos outros anjos quando passa pelas ruas celestiais. E ele está contente, pois de novo verá seu príncipe amado. Porém, fica preocupado em como se aproximar dele, o que lhe dizer para consolá-lo sendo criatura obra de suas mãos - sem ele nada do que foi feito se fez Jo. 1.3? Era uma preocupação desnecessária, posto que somente um pudesse ter palavras para consolar o Cordeiro de Deus: o Pai. Bom, essa questão está resolvida, o anjo não teria que redigir um sermão para Jesus; não tinha que passar os dias celestiais pensando no que dizer; não tinha que consultar a teologia sistemática de Rudolf Bultmann, ou a teologia de Joaquim Jeremias. A mensagem era do próprio Pai para seu filho!

Aí entra a segunda pergunta: o que ele lhe teria dito que surtiu um efeito tão positivo, que trouxe tanta força para o mestre Jesus? Também dei azo a várias palavras. Na verdade, elas não me convenceram. Mas uma coisa é certa: depois da mensagem, enquanto o anjo volta para o céu, sob aplausos das miríades celestiais, na terra o Nazareno se levanta e marcha, com paixão e propósito.

Poxa! Que palavras tão poderosas Jesus recebeu do Pai por meio daquele anjo tão especial?! Definitivamente não sei. Contudo, isso é o que aprendi: não importa o tamanho do nosso desespero; não importa se nos faltam amigos; não faz diferença se minhas esperanças se esgotam. Existe uma mensagem que vem direto do coração de Deus, do meu amado pai, que me confortará, trará forças para minha vida, e me reconduzirá aos meus sonhos e propósitos.

Decerto, eu não sei em que estado emocional e espiritual você se encontra. Não importa! Deus tem uma palavra para você. Talvez esteja enfrentando uma terrível crise conjugal; talvez esteja vivendo uma depressão arrasadora. Não importa! Deus tem uma palavra para você. Talvez já tenha passado em tua cabeça o desejo de não ter nascido, ou até já pensaste em tirar sua vida. Acalme-se, Deus tem uma poderosa palavra para tua vida. Quem sabe você se esconde atrás de um ministério eclesiástico que te obriga maquiar sua dor, sua culpa, seu desespero. Deus tem uma palavra para você. Tuas lágrimas se tornam como gotas de sangue. Não importa! A palavra de Deus está chegando para o teu coração. Talvez esteja enfrentando uma crise de sexualidade. Medo e vergonha tomam conta de você. Deus tem uma palavra para tua vida!

Uma coisa muito boa nos surge quando lemos o texto do sermão da montanha no seu original hebraico. A palavra “bem aventurado”, que é makários no grego, no hebraico é arshrei. E essa significa “em marcha”.

Então o sermão da montanha ficaria assim: Em marcha, em frente, os humildes de espírito, porque deles é o Reino de Deus; Em marcha, prossigam, os que choram, porque eles serão consolados; Em marcha os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos; Em marcha... (Mt.5. André Chouraqui. A bíblia, ed. Sefer)

Pois bem. Antes que a palavra especial para o teu coração chegue, eu te digo siga em frente, em marcha! Marche na direção dos teus objetivos. Não importa o quanto você tem perdido. Tens a coisa mais importante: a sua vida. O hoje se chama presente justamente porque, esse mais um dia, é um presente e uma oportunidade maravilhosa para você fazer mudanças dentro de si mesmo e, como conseqüência, o que está fora será mudado.

Experimente continuar orando, com todo o coração. Ore como um filho, não como uma cátedra, um doutor em... Sei lá o que. Fale como um filho amado que você é. Com simplicidade e fé. Porque, nesta hora, mais um anjo se senti especial por ter sido escolhido para lhe trazer uma poderosa mensagem do Pai amado. E quando ela chegar ao teu coração tu serás tomado de uma força e alegria sem igual. Serás avivado para vencer. Digo-lhe que isso já é motivo de sobra para começar a se alegrar.

Assim, resta-me dizer-lhe que deves seguir em frente, amando e sendo amado.

Nenhum comentário: