FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A TEOLOGIA DOGMATICA

" Quem crer e for batizado será salvo , quem não crer não será ! " ( Marcos 16:16 )

O Papa João Paulo II _____________________________________________________________
Diz a Enciclopédia Católica ( v. Dogma ) :
" O Católico serve a Deus , honra a Trindade , ama o Cristo , obedece a Igreja , frequenta os sacramentos , assiste à Missa , observa os Mandamentos , porque ele acredita em Deus , na Trindade , na divindade de Cristo , na Igreja , nos sacramentos e no sacrificio da missa ; no dever de respeitar os Mandamentos e acredita neles como verdades imutáveis e objetivas . "
__________________________________________________
"(...) Existem verdades , tais como a Trindade , a Ressurreição de Cristo , Sua Ascensão , que são fatos objetivos absolutos , poderiam ser cridos mesmo que suas consequências práticas fossem ignoradas ou julgadas de pequeno valor.
Os dogmas da Igreja tais como a existência de Deus , a Trindade , a Encarnação , a Ressurreição de Cristo , os sacramentos , o Juízo futuro têm uma realidade objetiva e são fatos tão reais e tão verdadeiros , quanto o fato de Augusto ter sido imperador de Roma e George Washington o primeiro presidente dos EUA ."
__________________________________________________
" ...Verdades formalmente e explicitamente reveladas por Deus , são certamente dogmas em sentido estrito , quando propostas ou definidas pela Igreja . Como os artigos do Credo dos Apóstolos . Similarmente , verdades reveladas por Deus , formalmente , mas implicitamente , são dogmas em sentido estrito , quando propostas ou definidas pela Igreja . Como por exemplo : a doutrina da transubstanciação , a infalibilidade papal , a Imaculada Conceição , alguns ensinamentos da Igreja sobre o Salvador , os sacramentos e etc..." _____________________________________________________________
A Teologia , em sentido geral , é a ciência que estuda a natureza de Deus , a obra da criação e seu o relacionamento com a sua origem transcendente . Coadjuvada pela graça , sob a luz da razão , a teologia estuda os dados positivamente presentes na doutrina sobrenatural revelada.
A Revelação é a ação pela qual Deus livremente permite às criaturas que participem do Seu próprio conhecimento .
A teologia dogmática , por seu turno , é aquela dimensão da teologia que trata de matérias doutrinárias definidas como dogma pela Igreja. Isto é , verdades reveladas por Deus , de crença obrigatória para todos os cristãos.
Dogmas são verdades que Deus revelou , e que a Igreja confirma como reveladas , obrigando-nos a crer nelas , porque Deus não erra , nem nos engana. Constituem a expressão verbal da Revelação. São verdades irrefutáveis , inquestionáveis ; verdades de fé .
Dogmas são verdades eternas que subsistem na mente divina e são reveladas aos homens , intrinsecamente , como definitivas . São desse modo , fatos objetivos , proposições sobre a ordem natural , sobre a realidade sobrenatural e preceitos morais que constituem o corpo da doutrina revelada.
Existem nas Sagradas Escrituras os dogmas formais e explícitos , que são aqueles dogmas que estão expressamente definidos nas Escrituras , e existem os dogmas implícitos que não estão plenamente definidos , pois alguma parte de sua definição ainda não é completamente inteligível ao entendimento humano . Os dogmas implícitos requerem alguma elaboração filosófica por parte da Igreja , sob a assistência do Espírito Santo . Em ambos os casos são verdades reveladas por Deus , confirmadas pela Igreja , como eternas e imutáveis .
A teologia dogmática , portanto , diferencia-se da teologia que aborda questões especulativas e de toda teologia que não versa matérias seladas - isto é - fechadas com dogma pela Igreja .
A Teologia dogmática trata , sistematicamente , das verdades fundamentais da Revelação divina e da forma como o sagrado magistério elaborou seu ensinamento em relação a essas verdades.
Um bom caminho para se conhecer os dogmas da Igreja , é estudar os documentos dos concílios ecumênicos principalmente os documentos do Concílio de Trento , com seus diversos cânones dogmáticos na forma de anátema. São dogmas sobre Deus , sobre a lei moral , sobre Nosso Senhor Jesus Cristo e as leis evangélicas ; sobre Maria Santíssima , sobre a Igreja , sobre os sacramentos , sobre o homem , sobre o destino do mundo , sobre a Parusia e o Juízo Final , entre outros temas teológicos da mais alta importância.
Prof.Everton Jobim

Nenhum comentário: