FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

segunda-feira, 6 de abril de 2009

VOCÊ SABE MONTAR UM JUMENTINHO


Existem inúmeras lições sobre a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, montado em um jumentinho. Mas poderíamos dizer que é muito interessante a humildade de Jesus nos momentos importantes da vida.

Quando Jesus nasceu na pequenina Belém, Ele nasceu numa manjedoura, num estábulo, num curral de ovelhas, dando-nos uma lição de humildade. Quando Ele escolhe seus discípulos também escolhe homens simples, na maioria pescadores e consertadores de redes. Em seu ministério o nosso Mestre foi amigo dos pobres, dos necessitados, dos pecadores. Conforme lemos no texto bíblico de hoje, o Senhor Jesus Cristo entra em Jerusalém montado em um jumentinho. Muito mais se poderia dizer, mas até na última ceia Jesus coloca uma toalha e lava os pés dos seus discípulos. É muito claro na Bíblia como o Filho de Deus se humilha, se esvazia, assume a forma de servo, a forma humana, se humilha até a morte e morte de cruz, deixando para toda a humanidade um legado de simplicidade que ninguém pode negar.

Ao escrever sobre a dignidade da pessoa humana, no livro “A verdade sobre o Cristianismo” o autor Dinesh D`Souza, pesquisador da Universidade de Stanford e ex-assessor do Presidente Ronald Reagan, esclarece sobre como que os ensinamentos de Jesus Cristo foram fundamentais para a Declaração Universal dos Direitos Humanos feita pela ONU no ano de 1948, além de toda uma gama de valores universais que fundamentam a sociedade moderna. Discorre o autor que o princípio da igualdade das pessoas, da dignidade da pessoa humana é um princípio Cristão introduzido por Jesus Cristo e não pelas sociedades greco-romanas como se pode pensar. Diz o autor: “Tanto na Grécia como em Roma a vida humana tinha muito pouco valor. Os espartanos deixavam crianças fracas morrerem na encosta das montanhas. O infanticídio era comum. O pai que queria um menino pouco se importava em afogar uma filha recém nascida. Os seres humanos eram rotineiramente espancados com uma clava até a morte ou mutilados por animais selvagens na arena romana usada por gladiadores. Os maiores pensadores clássicos, de Sêneca a Cícero nada viam de errado nessas práticas. O Cristianismo proibiu-as e foi responsável por gerar aversão moral que experimentamos quando ouvimos falar sobre elas”. Prossegue o autor argumentando que: .”As mulheres ocupavam lugar inferior na Grécia e Roma antiga, como acontece hoje em muitas culturas. Aristóteles escreveu que, no homem a razão encontra sua expressão máxima. Na criança, de acordo com Aristóteles, a razão se faz presente mas não está desenvolvida. Na mulher ele escreveu, a razão se faz presente mas não é usada (...) Mas Jesus quebrou esses tabus. O Nosso Mestre permitiu que mulheres (mesmo de classes baixas) viajassem com ele e fizessem parte de seu círculo de amigos e confidentes.”

Na verdade os ensinamentos de Jesus Cristo são inspiradores não apenas para a sociedade mundial, mas também para as nossas vidas e para os nossos corações.

No texto que nos serve de meditação nesse dia, observamos que quando Jesus entra em Jerusalém, montado em um jumentinho, Ele sabia muito bem que estava num momento importante, que estava vivendo a última semana de seu ministério. Ele sabia que iria padecer, que seria acusado, que iria ser crucificado numa cruz por todos nós. E, mesmo sendo Filho de Deus, mesmo tendo poderes sobrenaturais, ou mesmo tendo seguidores à sua disposição, Jesus vence pela simplicidade, pela humildade, ele entra na cidade para um momento crucial, não montado em um cavalo puro sangue, mas montado em um jumentinho.

Hoje vamos aprender com Jesus a vencer pelo caminho da humildade. Essa palavra se destina a pessoas revoltadas, injustiçadas, pessoas acusadas incompreendidas, que na verdade talvez estão brigando muito, arregaçando as mangas, quebrando a casa, gritando com todos os pulmões uma verdade que as pessoas não querem enxergar. Não. Jesus não foi assim. Ele venceu a todos pelo caminho da humildade. Vamos aprender a montar em um jumentinho e andar com Jesus nos momentos importantes da nossa vida.

Sabe o que aconteceu naquele domingo quando Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumentinho? As pessoas começaram a clamar, e a reconhecer Jesus como Rei. Estranho, mas é verdade. A multidão clamava Hosana, Bendito o que vem em nome do Senhor. O que aprendemos com isso é que quando você decidir vencer na vida pela humildade, você não vai precisar gritar nada, não vai precisar provar nada, pelo contrário, as pessoas gritarão para o mundo inteiro ouvir quem você é. A multidão clamava. A multidão gritava quem era Jesus. Assim, quando uma pessoa é boa, quando ela é humilde, quando essa pessoa tem valor, ela não precisa provar nada para ninguém. As pessoas em volta gritarão por ela para o mundo inteiro ouvir. Então chega de ostentação vulgar, soberba e que não leva ninguém a lugar nenhum.

Nenhum comentário: