FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A RESPEITO DA ARROGANCIA


1.
É notável como o livro de Provérbios trata da arrogância. Talvez não haja outro livro da Bíblia que mencione tantas vezes e com tanta seriedade esse problema da natureza humana. Logo no início, Salomão adverte: “Confie no Senhor de todo o seu coração; nunca pense que sua própria capacidade é suficiente para vencer os problemas [...] Não fique cheio de si, pensando que sua própria sabedoria é a razão do seu sucesso” (Pv 3.5-7, BV).

2.
A linguagem de Provérbios contra a arrogância é ameaçadora: “O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos” (Pv 16.5). O livro deixa claro que “quem constrói portas altas [isto é, quem vive contando vantagens] está procurando a sua ruína” (Pv 17.19). O caminho mais fácil e mais rápido para a desgraça é o caminho do orgulho: “Quando vem o orgulho, chega a desgraça” (Pv 11.2).

3.
O livro de Provérbios explica por que Pedro negou o Senhor três vezes seguidas: “O espírito altivo [vem] antes da queda” (Pv 16.18). Essa dolorosa verdade é repetida pouco na frente: “Antes da sua queda o coração do homem se envaidece” (Pv 18.12). Ora, Pedro mostrou seu espírito altivo, sua segurança ingênua ao afirmar que jamais negaria o Senhor, mesmo que os outros o fizessem (Mt 26.35).

4.
Além de ameaçadora, a linguagem de Provérbios no que se refere à arrogância é categórica: “O Senhor ‘derruba’ a casa do orgulhoso” (Pv 15.25). Porém, quando o estado de espírito é outro, Deus age de maneira oposta: “Ele zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes” (Pv 3.24). Ao transpor esse versículo para sua carta, Pedro escreve: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (1Pe 5.5). Não é nada bom declarar guerra ao Senhor.

5.
O caminho para a honra passa obrigatoriamente pela humildade. Assim como o orgulho antecede a vergonha, “a humildade antecede a honra” (Pv 15.33). A verdadeira humildade repudia a autopromoção, pois “não é honroso buscar a própria honra” (Pv 25.27). O conselho dado no livro dos Provérbios é: “Não se engrandeça na presença do rei, e não reivindique lugar entre os homens importantes; é melhor que o rei lhe diga: ‘suba para cá!’, do que ter que humilhá-lo diante de uma autoridade” (Pv 25.6-7).

6.
Existe prêmio para o comportamento humilde. Além de se prevenir de um possível escândalo -- como o de Pedro e o de muitos outros -- e de ser obrigada a descer os degraus galgados não por mérito ou pela graça, mas pela falta de contenção da soberba, a pessoa humilde é galardoada pelo próprio Deus. O melhor discurso sobre essa ascensão vem de Pedro: “Humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido” (1Pe 5.6)!

Nenhum comentário: