
Use o conhecimento para ajudar pessoas, nunca para explorá-las; use o dinheiro para suprir necessidades das pessoas, nunca para comprá-las; use o poder para servir as pessoas, nunca para dominá-las".
Poderíamos escrever também desta maneira:
"Use o conhecimento, o dinheiro e o poder para ajudar, suprir necessidades e servir as pessoas, nunca para explorá-las, comprá-las ou dominá-las".
Procure versículos bíblicos que dão base¹ para essas frases.
Tente encontrar versículos que refutam essas frases (creio que você não vai encontrar).
Agora escreva o que mais, além de conhecimento, dinheiro e poder você poderia usar para beneficiar pessoas. Incremente a lista de atitudes relacionadas a ajudar, suprir necessidades e servir. E aliste também outras palavras relacionadas a explorar, comprar e dominar.
Pois bem, confronte isso com o que você vê acontecendo na nossa sociedade, com a maneira como as pessoas se comportam, com as práticas de vendas e de (tele)marketing das lojas, com as filosofias de crédito e de tarifas das instituições financeiras e com as possíveis motivações das políticas econômica, tributária e administrativa do governo. E por que não comparar também com a homilia nas igrejas?
Qual é a sua conclusão?
A minha é: devo me esforçar para viver ajudando, suprindo necessidades e servindo as pessoas. Isso tem sido um desafio para mim. Que desafio! Não é fácil! Mas continuo na luta.
Aceite você também este desafio e faça diferença. E experimente a diferença.
"Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" Mc 10.45.
(¹) Jr 9.23-24; Fp 2.4, At 20.35, 1Tm 6.17-18, Rm 12.9-21, 1Pe 5.1-4; Pv 22.16,22-23; 2Tm 3.1-9; Tg 4.1-4; Tg 4.13-17; Tg 5.1-6 e outros. Paz e bem
Nenhum comentário:
Postar um comentário