FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

quinta-feira, 12 de março de 2009

A PSICOLOGIA DOS AMORFOS E APÁTICOS


O tipo amorfo apresenta-se como pessoa de excelente caráter. Julga objetivamente, friamente os indivíduos e os acontecimentos e, geralmente, ajuíza bem. È um indivíduo bom. ´Mostra-se sempre alegre. Muitas vezes bons atores são deste tipo que tem, inclusive, facilidade para a música instrumental. É, porém, muito influenciável pelo ambiente no qual vive. Transmite, onde está, muito otimismo, sendo amável no trato com os outros. Aprecia o afeto das pessoas com as quais convive. Nem sempre ostenta uma vida metódica e ordenada, mas se revela resistente na adversidade, imperturbável ante um perigo. Tem notável capacidade de acomodação às várias circunstâncias da vida. Possui entendimento prático admirável, uma calma acentuada, mas tem tendência para adiar as obrigações. Para bem se orientar quem é deste perfil caracterológico cumpre ressaltar para ele que é preciso ser mais econômico, previdente e pontual. O tipo amorfo necessita incrementar seu fervor religioso, fazer tudo ordenadamente e viver entre pessoas idealistas que o possam influenciar para a prática do bem e para o progresso pessoal. É de bom alvitre que ele se dedique a obras caritativas, vivendo diuturnamente em função de um grande ideal. Ele deve exercitar os valores que possui na convivência com grupos de bons colegas, evitando a rotina e não se impressionando ante uma tarefa nova, diferente. Propor-se sempre resultados concretos, imediatos, objetivos, rápidos. Pode exercitar-se em cargos administrativos e algumas carreiras científicas e literárias, desde que tenha disposição para perseverar através do treino contínuo da vontade. Deste tipo saem ótimos dentistas, farmacêuticos, advogados, engenheiros mecânicos, químicos, dermatologistas, músicos e enfermeiros.
O tipo apático é uma pessoa disciplinada e fiel que não toma decisões repentinas. Objetivo, severo, possui hábitos arraigados e aprecia solidão. É delicado, apto para conselhos imparciais, acertados e justos. Ostenta uma docilidade aparente, uma notável dignidade. Ama a tranqüilidade e tem inclinação para trabalhos teóricos.
Pessoa disciplinada e fiel. Não toma decisões repentinas. Adapta-se facilmente à vida do grupo a que pertence. Se vive em ambiente elevado, bons hábitos se arraigam em seu espírito e costumes ordenados. Mostra firmeza de princípios, tenacidade, capacidade de disciplina e regularidade nas ações. Ótimo seu relacionamento com os outros, mas pode fixar sentimentos de antipatia para com quem o desagrada. Sua tendência a economizar é notável. Trata-se ainda de uma pessoa voltada para si mesma, conservando enigmática sua vida interior. Pouca inclinação para as novidades e pouco gosto para as mudanças. Cuida muito de sua honra pessoal e está sempre cercado de boa fama. Seu humor não está sujeito a variações violentas e revela normalidade de sentimentos. O tipo amorfo precisa evitar qualquer manifestação de egocentrismo, perdoar sempre os outros, evitar qualquer tipo de teimosia, amar com entusiasmo o trabalho, ser sempre indulgente, fugir da rotina, saber apreciar tudo que custa um sacrifício maior e valorizar os trabalhos em equipe. Agradam-lhe as matemáticas, o desenho. Campo próprio de atividades está nas carreiras administrativas, embora esteja apto para qualquer profissão liberal. É tipo excelente para Farmácia, Odontologia, Medicina, Administração, Decoração, Funcionalismo, Secretariado. É de se notar que à medida que se vão despertando neste tipo caracterológico centros de interesses, a afetividade ele se mobiliza e, então, deverá procurar ideais concretos e próximos. Se os possui, deve desenvolver os dotes artísticos. Leitura recomendável para amorfos e apáticos: FINK, David H. Valorize sua personalidade. Rio de Janeiro, Editora Científica.

* Professor no Seminário de Mariana de 1967 a 2008.






Última Alteração: 10:54:00

Fonte: Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho
Local:Mariana (MG)

2 comentários:

Anônimo disse...

EXCELENTE TEXTO

Unknown disse...

...procurando o significado de "amorfas"numa leitura sobre mitos,encontrei está "página". Achei interessante, não sabia ,nem uma idéia tinha!