FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Os limites para um bom evangelizador



Hoje eu queria falar com você sobre um assunto que é muito importante para a nossa fé, mas que tantas vezes passa desapercebido por todos e tem feito muita confusão nas nossas comunidades: A missão de evangelizar tem limites que precisam ser respeitados pelos evangelizadores.
Hoje a palavra “evangelizador” virou moda. Está na boca do povo. Todo mundo no seu cantinho e dentro de suas possibilidades se considera um evangelizador, e acho isso bacana. Só que, para ser um evangelizador você precisa saber qual a sua missão e quais são os seus limites.Sim amigos, evangelizadores tem limites. Tudo na vida tem limites!
Cabe a todos os católicos guardar e ensinar com fidelidade a fé que o próprio Cristo nos ensinou. Isso quem nos diz é o Catecismo da Igreja Católica. É a missão de todos os católicos, portanto é missão de todo evangelizador:
Guardar – Observar estes ensinamentos e colocá-los em prática na sua vida. Lembre-se do dito popular: Palavras convencem, exemplos arrastam!
Ensinar com Fidelidade – É nossa missão como bons católicos ensinar aquilo que o próprio Jesus nos ensinou. Estes ensinamentos não podem ser do jeito que queremos, mas precisamos ser transmissores perfeitos do que Cristo nos ensinou. Sim é preciso ser dinâmico e criativo. Porém o conteúdo precisa ser igual ao que o Cristo ensinou e ao que a Igreja ensina hoje.
Essas são as duas missões de um evangelizador. Hoje se fala muito do primeiro item. Sim, concordo que é preciso viver a palavra antes de ensiná-la, ou ao menos lutar para vivê-la, mas não se pode esquecer da primeira parte.
E quais são os seus limites?
Um evangelizador tem a missão de ensinar a fé, e nunca de discernir o que é de acordo com a fé católica ou não. Esse é o limite do evangelizador.
A interpretação autêntica do depósito da fé compete exclusivamente ao Magistério vivo da Igreja, isto é, ao Sucessor de Pedro, o Bispo de Roma, e aos Bispos em comunhão com ele. Ao Magistério, que, no serviço da Palavra de Deus, goza do carisma certo da verdade, compete ainda definir os dogmas, que são formulações das verdades contidas na Revelação divina; tal autoridade estende-se também às verdades necessariamente conexas com a Revelação. (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica § 16)
Tem muito católico que se diz evangelizador, mas nunca se preocupa em ler as Sagradas Escrituras e muito menos um documento da Igreja sequer. Esses dias fui em uma celebração (pensava que seria missa). O ministro, falou tanta heresia que nem comunguei. Mas o pior de tudo foi ver que o povo ouvia atentamente o tal ministro e saiu dali comos ensinamentos todos errados. O tal ministro até tinha boa voz, causava uma certa empatia com as pessoas. Mas não tinha conteúdo e só falou asneiras. Quantos católicos abrem a boca para falar “eu acho”, ao invés de falar ” o que a Igreja diz é…” Não suporto os “achólogos” que existem por ai. Sempre acreditando que sua opinião é melhor e mais precisa do que a opinião da Igreja que estuda a mesma situação a muito mais tempo do que o que aquela pessoa tem de vida. Quanta presunção…
Quer evangelizar? Que bom! Precisamos de evangelizadores criativos e dinâmicos na nossa Igreja! Porém faça-nos um favor: Estude, leia e se prepare. De pregações, ensinamentos e homílias medíocres, já temos muitas!
Pax Domini

Nenhum comentário: