FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

terça-feira, 5 de julho de 2011

ORAR COM A PALAVRA DE DEUS

Orar é simplesmente estar com Deus, ouvindo-O, falando com Ele.

Encontrar-se com a Palavra de Deus é encontrar-se com o Amor de Deus, amor ao Seu Povo, amor a cada um de nós, cujo nome está gravado na palma da Sua Mão. O Espírito Santo inspirou a Palavra, e ficou na Palavra. A Palavra, fragrância do Espírito, expira Deus, e inspira-nos para as coisas de Deus. A Palavra de Deus é Deus conosco, dum modo sensível, palavra que nos alimenta, que frutifica em nós.

"No princípio era a Palavra, e a Palavra se fez carne". Cristo, o Emanuel, Deus conosco, é a Palavra, que na sua entrega e obediência ao Pai, se tornou a Palavra de Deus Encarnada. Encontrar a Palavra é encontrar Jesus Cristo, aprender com Ele, conformar o nosso coração ao Dele, cada vez mais num só com Ele. A Palavra mostra-nos assim a Salvação querida pelo Pai, e ensina-nos esse Caminho de Salvação, Jesus Cristo.

Entremos no nosso quarto, recolhamo-nos, demos tempo a Deus, para que venha ao nosso encontro. Escutemos Jesus na Palavra, aprendamos com Ele, contemplando-O na Palavra, para que seja cada vez mais íntima a nossa relação pessoal com Ele.

Grandes mestres da espiritualidade, não encontraram Jesus através de muitas leituras eruditas e sábias, mas pela vivência do Evangelho. A humanidade de Cristo facilita esta aproximação e Santa Teresa incita-nos a enamorarmo-nos desta Sagrada Humanidade, e falarmos com Ele como com se fosse um Amigo. Entremos no nosso quarto, e sem pressas, façamos um encontro com a Palavra. Este encontro deve ser feito na fé, com pureza de intenção, humildade e pobreza de coração. Então, Jesus se fará presente, e será o nosso Mestre. Na fidelidade e perseverança. Ele nos fará progredir rapidamente na Sua imitação.

A Igreja, na sua experiência milenar, ensina-nos a rezar com a Sagrada Escritura. Muitos livros, muitas experiências, muitas técnicas estão descritas. Não esqueçamos a disponibilidade e as condições para o encontro com a Palavra. A partir daí, peçamos ao Espírito Santo que nos ensine a orar. "Mestre, ensina-nos a orar" pediram os discípulos. Façamos nós o mesmo, todos os dias. Pois a vida espiritual não é tanto fruto do esforço pessoal, mas sobretudo da misericórdia gratuita de Deus, em resposta à nossa humildade.

Não nos percamos nos métodos, que, no entanto, serão uma ajuda importante inicial. Informemo-nos sobre a Lectio Divina, sobre os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, etc. As Edições Pneuma têm um livrinho do Pde Jonas Abib, "A Bíblia no meu dia-a-dia", que dum modo simples, dá indicações preciosas para quem queira rezar com a Palavra de Deus.

Rezar a Palavra pode (deve) ser feito dum modo comunitário, tornando-se um momento de louvor, de discernimento, uma base sólida para o crescimento espiritual em grupo, para a ação e evangelização. Há irmãos que têm o carisma da oração e o Espírito inspira-os na interpretação da Palavra, no conhecimento das coisas de Deus, dons estes, que postos ao serviço da comunidade, a faz crescer na fé, através do louvor e da ação de graças.

Peçamos ao Espírito Santo que nos inspire na leitura orante da Palavra, que nos ensine a rezar, a contemplar a Palavra, a ser humildes e dóceis, e aprender a Sua Vontade, para que, conformado com Cristo, à glória de Deus se manifeste em nós, para nosso bem e de toda a Sua Santa Igreja!

Nenhum comentário: