FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

segunda-feira, 17 de maio de 2010

SIMBOLOS LITURGICOS

ALFAIAS LITÚRGICAS - Nome que se dá ao conjunto dos objetos litúrgicos usados nas celebrações. Deve-se também considerar aqui a Arte Sacra, que se estende, por sua vez, a tudo o que diz respeito ao culto e ao uso sagrado.

"Com especial zelo a Igreja cuidou que as sagradas alfaias servissem digna e belamente ao decoro do culto, admitindo aquelas mudanças ou na matéria, ou na forma, ou na ornamentação que o progresso da técnica da arte trouxe no decorrer dos tempos" (SC 122c).
Aqui, pode-se ver como a reforma conciliar do Vaticano II se preocupa com a dignidade das coisas sagradas. Templo, altar, sacrário, imagens, livros litúrgicos, vestes e paramentos, e todos os objetos devem, pois, manifestar a dignidade do culto, que, como expressão viva de fé, identifica-se com a natureza de Deus, a quem o povo, congregado pelo Filho e na luz do Espírito Santo, adora "em espírito e verdade" (Cf. Jo 4,23-24).

LIVROS LITURGICOS.
MISSAL - É o livro sagrado que traz as orações do santo sacrifício da missa para o serviço do sacerdote que celebra. O missal atual foi revisto depois do Concílio Ecumênico Vaticano II, aprovado por Sua Santidade o Papa Paulo VI .

LECIONÁRIO Livro que contém as leituras para as santas celebrações. São três:
I - Lecionário dominical - Contém as leituras dos domingos e de algumas solenidades e festas.
II - Lecionário semanal - Contém as leituras dos dias de semana. A primeira leitura e o salmo responsorial estão classificados por ano par e ímpar. O evangelho é sempre o mesmo para os dois anos.
II - Lecionário santoral - Contém as leituras para as celebrações dos santos. Nele também constam as leituras para uso na administração de sacramentos e para diversas circunstâncias.
EVANGELIÁRIO - É o livro que contém os texto do evangelho para as celebrações dominicais e para as grandes solenidades.
ESPAÇO CELEBRATICO                                                                                                                       ALTAR - Altar, em geral, é o lugar onde se oferece o santo sacrifício à Deus. Para a santa igreja catolica, o altar é uma espécie de mesa retngular, feita de pedra ou de madeira, lembrando a mesa do cenáculo onda o Senhor Jesus instituiu o sacramento de Seu Sacrossanto Corpo e Preciosissimo Sangue.

AMBÃO - Chama-se também Mesa da Palavra. É a estante de onde se proclama a palavra de Deus. Não deve ser confundida com a estante do comentador e do animador do canto. Esta não deve ter o mesmo destaque do ambão.
CREDÊNCIA - É uma mesinha que fica perto do altar, do lado da epístola, onde se dispõe os objetos liturgicos.

Um comentário:

Anônimo disse...

amei fala mais sobre jesus e sobre a igreja católica a nossa religiao de fé amor e carinhos com os irmãos legiónarios e nao legionarios