FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

LEVANDO DEUS A SÉRIO

Há um mandamento bíblico, contido no Livro de Provérbios, voltado exclusivamente para a classe pastoral, mas que parece ser muito pouco observado: "Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos" (Pro 27:23).




Neste sentido, Jesus foi o exemplo maior, a quem todo pastor deve imitar, e certamente ainda há aqueles que honram o Nome de Jesus com uma vida ilibada e realmente comprometida com o Reino de Deus.



Diz a tradição que Jesus teria exercido a atividade de carpinteiro, seguindo o exemplo de José, seu pai. Isto certamente aconteceu até antes de completar os 30 anos, quando iniciou o seu ministério e passou a ser sustentado pelos seus seguidores, como afirma a Palavra:



"E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele. E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens" (Lucas 8:1-3)



O pastorado de Jesus deve servir de modelo para todos aqueles que desejam exercer fielmente esse ministério tão sublime, mas não menos árduo. Muitas são as Igrejas que atualmente sustentam dignamente os seus pastores, e tristemente vemos muitos deles sendo negligentes com as ovelhas que Deus lhes confiou pastorear.



Há ovelhas doentes física e espiritualmente, impossibilitadas de irem à Igreja, e que nem sequer recebem a ceia em casa, pois não são visitadas pelo Pastor e/ou Oficiais da Igreja.



Do grupo dos pastores negligentes, há quem realmente tenha sido “chamado” por Deus, mas que ande “preocupado” demais com os seus próprios interesses, e que precisam sair de cima do muro, urgente, para o seu próprio bem e o das ovelhas. E há aqueles que jamais foram “chamados” por Deus, e que abraçaram o pastorado como meio de vida/profissão. A estes últimos, aconselho a que mudem de “atividade” imediatamente, pois, como diz um ditado popular, “com Deus não se brinca”.



É oportuno ainda ressaltar que os pastores que não foram "chamados" por Deus (e que fazem do ministério pastoral uma profissão como qualquer outra), estão apenas de olho nos “bens” (materiais) das ovelhas, pois não andam preocupados com o “bem-estar” destas, conforme se depreende da seguinte passagem bíblica: "Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas" ... "Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas" (João 10:12,13)



As palavras de advertência contidas nas Escrituras Sagradas (especialmente presentes nos livros dos Profetas Isaias, Jeremias e Ezequiel), e dirigidas aos maus pastores, são de fazer tremer:



Isa 56:11: "E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte"



Jer 12:10: "Muitos pastores destruíram a minha vinha, pisaram o meu campo; tornaram em desolado deserto o meu campo desejado"



Jer 23:1: "Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor"



Jer 23:2: "Portanto assim diz o Senhor Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor"



Jer 25:34: "Uivai, pastores, e clamai, e revolvei-vos na cinza, principais do rebanho, porque já se cumpriram os vossos dias para serdes mortos, e dispersos, e vós então caireis como um vaso precioso"



Jer 50:6: "Ovelhas perdidas têm sido o meu povo, os seus pastores as fizeram errar, para os montes as desviaram; de monte para outeiro andaram, esqueceram-se do lugar do seu repouso"



Eze 34:2: "Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?"



Todavia, nem tudo está perdido, pois sei que Deus é fiel para cumprir as suas promessas para com o seu povo:



Eze 34:10: "Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto"



Jer 3:15: "E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência"



Jer 33:12: "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda neste lugar, que está deserto, sem homem nem animal, e em todas as suas cidades, haverá uma morada de pastores, que façam repousar aos seus rebanhos"



Meditemos nisto

Nenhum comentário: