FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

quarta-feira, 3 de junho de 2009

A MISERICORDIA SALVARA O MUNDO


A palavra misericórdia é uma das mais bonitas do dicionário. É uma expressão que repetimos bastante, porém sem nos darmos conta do seu real significado.

O termo misericórdia surge da união de duas palavras latinas:
Miser – infeliz, miserável, doente... está relacionada à miséria humana;
e Cor (Cordis) – coração (sede da alma, da inteligência, da sensibilidade).

Portanto, misericórdia é sentir no coração a miséria do outro, é colocar-se, imaginar-se no lugar de quem sofre; mais que isso, é deixar-se mover em direção à miséria alheia, sabendo que somos feitos do mesmo pó, da mesma natureza.

Ser misericordioso é despir-se de todo tipo de preconceito e perceber que somos tão frágeis quanto a pessoa que sofre diante de nossos olhos. Por isso, a palavra misericórdia está intimamente ligada à prática do perdão, pois somente perdoa de verdade quem olha não a ofensa recebida, mas a fraqueza daquele que pecou contra nós.

Vale lembrar a parábola em que Jesus fala do servo que pede clemência ao seu patrão no pagamento de uma grande dívida e o patrão o perdoa. Saindo ele dali, encontra um companheiro que lhe devia uma irrisória quantia implorando um prazo maior para
o pagamento, porém o servo com o coração endurecido lhe nega o perdão (cf. Mateus 18,23-35).

Jesus, no Sermão da Montanha, decreta bem-aventurado (feliz) os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia (cf. Mateus 5,7). Ou seja, antes de Deus nos perdoar ele não passa os olhos em nossa “ficha criminal” para verificar tudo o que fizemos de errado, ele coloca na balança o quanto fomos misericordiosos: Com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também (Lucas 6,38b).

No segundo domingo da Páscoa celebramos a misericórdia divina por excelência. Jesus apresenta aos apóstolos o sacramento da reconciliação:
Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos (João 20,23).

Os padres no confessionário deveriam ser os primeiros a fazer a experiência da misericórdia. Diante de nós não está simplesmente um penitente, mas alguém que precisa ser compreendido, amado... jamais censurado, incriminado ou julgado.


Se nós padres soubéssemos nos colocar no lugar da pessoa, sentir seu sofrimento, acolhendo com compaixão, com toda certeza os confessionários estariam cheios.

A misericórdia salvará o mundo, só a misericórdia!

Nenhum comentário: