FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

AGORA E NA HORA DA CRUZ


Não faz muito tempo recebi de médicos amigos o aviso de que deveria me submeter a uma batelada de exames. Havia suspeita de disfunção orgânica séria. Amigos e familiares se mobilizaram e oraram intensamente por mim, pelo que muito agradeço. Como os médicos anteciparam a possibilidade de cirurgia e tratamento incômodo, as orações aumentaram. Quem parecia menos abalado era eu mesmo. Alguém perguntou se minha despreocupação era calma, espiritualidade profunda ou estava apenas disfarçando o que sentia. Expliquei que sou padre católico e vejo doenças e mortes com freqüência.



Meus pais foram paralíticos e talvez eu tenha assimilado o seu comportamento sereno diante da dor. A família tem muito a ver com o conceito de vida e de morte. O jeito de os pais levarem a cruz funciona como catequese da esperança.



Mas lembrei também que, como católico, aos sessenta cinco anos, depois de haver lido tantos livros de teologia e de psicologia e escrito tantos outros, tinha o dever de raciocinar como sacerdote católico. Nós, católicos, levamos no peito a mística da cruz. Enchemos nossas casa e paredes de crucifixos. Essas imagens de Jesus sofredor ajudam na hora difícil.



Foi Ele quem disse que não é digno dele quem renega a própria cruz. ( Mt 10,38 ) Ele nunca disse que quem o seguisse não sofreria. Ao invés de venha comigo e não sofram mais, avisou: Vocês serão odiados (Mt 10,22 ) E disse que amenizaria nossas dores,mas não as eliminaria. Seu jugo era suave, mas era jugo e seu peso, leve, mas era peso.(Mt 11,30) Não aceitou a doutrina de que a cegueira de um homem era fruto do seu pecado, ou de seus pais (Jo 9,1-4 ) Isso põe um desafio a cristãos que andam se purificando dos pecados dos seus antepassados, de avós ou tetravôs. O cristianismo não segue mais essa doutrina que vem de antes de Cristo. Jesus morreu para que perdêssemos o medo do nosso ontem e dos nossos amanhãs. .



Na verdade cada cruz é uma cruz e cada caso é um caso. Deus e só Ele sabe o porque daquela provação. Nem todo o sofredor sofre por ter sido pecador e nem toda enfermidade é castigo. O pregador que diz que determinado caroço ou câncer veio do demônio, que prove o que disse! Falar e assustar os outros é fácil. Provar que sabe é muito mais exigente e profundo. Quem disse que a onda tsunami de 2004 que matou 250 mil pessoas era castigo de Deus, teria que provar que realmente foi castigo e por quais pecados cada qual morreu e porque tantas crianças puras também morreram no colo de suas mães.



Jesus sofreu e, entretanto, não tinha pecado pessoal. A dor é universal e está em tudo o que é vivo. Quando ela vem, é preciso pedir luzes para saber o que fazer com ela e os pregadores precisam pedi-las para não falar do que não sabem. Deus tem dado aos cientistas e médicos a sabedoria de vencer a maioria das dores, e aos cristãos serenos a capacidade de não brincar de saber o que ninguém sabe. A dor é um mistério.



Finalmente lembrei-lhe que oramos todos os dias para que seja feita a vontade de Deus e pedimos a Maria pelo menos cinco vezes ao dia que ore conosco e por nós, agora e na hora da nossa morte.



Quando vem a noticia de que talvez conheçamos a Deus face a face mais cedo do que esperávamos ir, podemos fazer como São Francisco na sua cegueira, ou agir como outros que não aceitam de jeito algum a cruz que levam. Os exames disseram que dessa vez ainda fico por aqui, mas que devo me cuidar tomando os remédios que irmãos cientistas descobriram. Quando vai ser o próximo aviso, não sei. Mas, que Deus avisa, Ele avisa! Não fugir do assunto, orar e meditar ajuda! Paciência, também!



Última Alteração: 10:27:00

Fonte: Pe. Zezinho, scj
Local:São Paulo (SP)

Nenhum comentário: