FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

quinta-feira, 9 de junho de 2011

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PERDÃO

O que é perdoar? Perdoar não é esquecer. É ser capaz de lembrar do fato em consequência do qual você se sentiu humilhada(o), constrangida(o), machucada(a), incomodada(o) sem sentir raiva, vontade de revidar, rancor ou mágoa.
Para conseguirmos perdoar primeiro é necessário querer. Depois é necessário descobrir um motivo que explique ou justifique o comportamento da pessoa que nos irritou, constringiu, machucou, humilhou. Não é necessário perguntar para ela, pois a sua justificativa pode não nos convencer. Mas se conseguimos, sozinhos, uma explicação para o erro do outro, somos capazes de lembrar do fato sem sentir nenhum tipo de incomodo.
Mas isto só não é suficiente para que o perdão seja completo. O perdão se completa com a reconciliação plena. Ela devolve ao outro o direito de ser feliz. É assim o perdão do Pai na volta do filho pródigo (Lc 15,20-24).
Para nós não é fácil perdoar. Pode demorar um pouco, por isso devemos rezar pelo bem da pessoa envolvida no caso. É uma maneira de amaciar o nosso coração e assim chegarmos ao perdão pleno.
Quantas vezes perdoar?... "Setenta vezes sete" (Mt 18,22), ou seja, todas as vezes que o outro errar ou repetir o erro. Sempre.
Por que perdoar? Porque a mágoa, o rancor, a irritação são prejudiciais para a saúde de quem as tem. O não perdoar pode ser causa de várias doenças do corpo, da mente e do espírito. Pode gerar depressão, insatisfação, amargura ou mesmo desilusão com a vida.
Se a pessoa a quem você não perdoa é você mesmo, lembre-se de que os erros do passado só servem para que não os repitamos, nada podemos fazer para apagar a nossa história. Devemos, portanto, perdoar a nós mesmos para não nos tornarmos uma pessoa amargurada, pois isto nos isola ou dificulta o convívio com outras pessoas. Ao nos perdoarmos pelos erros do passado, fica mais fácil para nós perdoarmos outras pessoas e, também, viver de modo pleno o momento presente.
Há também o caso de pessoas que consideram Deus culpado por fatos ocorridos em sua vida e por isso não O perdoam. A essas pessoas recomenda-se que procurem conhecer o verdadeiro Deus que é só amor e pleno de bondade.
Na vida em família cultivamos a doação, a partilha, o afeto e aprendemos a arte de perdoar.
O amor doação, o amor partilha, o amor afeto une as pessoas da família, da comunidade, do mundo.
O amor perdão não deixa a família, a comunidade, o mundo se dividirem.
O caminho da Paz é coberto pelo tapete do perdão com reconciliação.
Sandra e César
Pastoral Familiar

Nenhum comentário: