FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

terça-feira, 5 de abril de 2011

A VIDA NO PLANETA

Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã e mãe Terra, que nos sustenta e nos governa, e produz frutos diversos e coloridas flores e ervas." Quando S. Francisco de Assis (falecido em 1226) compôs "O cântico das criaturas", não se conhecia poluição, emissão de gases causadores do efeito estufa, mudanças climáticas, chuvas tóxicas, desastres ambientais etc. Essas palavras e expressões, que hoje fazem parte de nosso linguajar, dão ideia de como o mundo mudou... E, nesse campo, mudou para pior. Para nós, não deixa de ser poético ouvir Francisco louvar o Senhor "pelo irmão vento, pelo ar ou neblina, ou sereno e de todo o tempo, pelo qual às Tuas criaturas dais sustento". Enquanto isso, o noticiário da televisão nos apresenta o calor insuportável de algumas cidades brasileiras e a neve, que fecha aeroportos de cidades europeias; as revistas semanais destacam tanto a seca no sertão nordestino como as geleiras da Patagônia argentina, as quais perdem alguns quilômetros quadrados a cada ano. O que está acontecendo com nossa irmã, a mãe Terra?

Ao criar o ser humano, a ordem do Senhor era que o homem e a mulher submetessem a terra, dominando os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que se movem pelo chão (ver Gn 1,28), não para que deles usufruíssem egoisticamente e os destruíssem insensatamente. Afinal, uma geração deve entregar à outra um planeta melhor, mais saudável e agradável, e não uma terra transformada em deserto, rios sem vida e ambientes envenenados.

Para que cresça em nós a consciência de nossa responsabilidade perante a mãe Terra e as novas gerações, a Igreja no Brasil escolheu como tema da Campanha da Fraternidade de 2011: "Fraternidade e a Vida no Planeta"; e, como lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22). Com essa Campanha ao longo da Quaresma, "tempo de escuta da Palavra, de oração, de jejum e da prática da caridade como caminho de conversão" (Apresentação do Texto-Base da Campanha), a Igreja no Brasil quer "que todas as pessoas de boa vontade olhem para a natureza e percebam como as mãos humanas estão contribuindo para o fenômeno do aquecimento global e as mudanças climáticas, com sérias ameaças para a vida em geral, e à vida humana em especial, sobretudo a dos mais pobres e vulneráveis" (Apresentação do Texto-Base da Campanha).

Individualmente, pouco poderemos fazer para reverter a crise de nosso planeta. Entretanto, à medida que as comunidades cristãs e as pessoas de boa vontade se conscientizarem da gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e se sentirem motivadas a participar de debates e ações que visem enfrentar o problema, na tentativa de preservar as condições de vida no planeta, poderemos ter esperança de que a situação de nosso mundo melhorará. O que está em jogo é a própria vida humana. Segundo dados da ONU, já são 50 milhões os "migrantes do clima" - isto é, pessoas diretamente afetadas pelas mudanças climáticas. Tais mudanças são fruto de derrubadas de florestas, de modificações nas águas marinhas e na atmosfera.

Poderemos fazer nossa a pergunta de Caim, quando Deus lhe perguntou onde estava seu irmão Abel: "Sou por acaso guarda de meu irmão?" (Gn 4,9). Será uma tentativa de fugirmos e tentar nos convencer de que não temos nada a ver com os problemas atuais. Poderemos, também, mobilizar pessoas, comunidades e toda a sociedade para buscar alternativas para a superação dos problemas decorrentes do aquecimento global; propor comportamentos que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente; denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global. Assim, estaremos dando uma notável contribuição para a vinda de um mundo novo - um mundo em que cada irmão se sinta responsável pelos demais irmãos.

Dom Murilo S. R. Krieger, SCJ
Mensageiro do Coração de Jesus

Nenhum comentário: