FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CEGUEIRA


Há poucos dias atrás assisti em DVD "Ensaio sobre a cegueira", filme dirigido por Fernando Meirelles, baseado numa obra de autoria do escritor português José Saramago.
Achei o filme bom, apesar de complexo em sua temática.

Todo o elenco esteve bem integrado, destaque para as interpretações de Mark Ruffalo e Julianne Moore, esta numa performance ao menos digna de uma indicação ao Oscar.

O filme trata sobre uma inédita e inexplicável epidemia de uma "cegueira branca", uma vez que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa. Os afetados pela doença são colocados em quarentena e, quando os serviços ofertados pelo Governo começam a falhar, as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos mais primários.

Tentando analisar o comportamento dos personagens do filme, fui ao dicionário Wikipédia, buscando relembrar alguns conceitos da psicologia, já esquecidos por mim, quando fui aluno da disciplina de Introdução à Psicologia, em 1985. Vejam o que encontrei:

"ID – O id é a fonte da energia psíquica (libido). É de origem orgânica e hereditária. Apresenta a forma de instintos que impulsionam o organismo. Está relacionado a todos os impulsos não civilizados, de tipo animal, que o indivíduo experimenta. . Não tolera tensão". "EGO – Significa "eu" em latim. E responsável pelo contato do psiquismo com o mundo objetivo da realidade. O Ego atua de acordo com o princípio da realidade. Estabelece o equilíbrio entre as reinvindicações do Id e as exigências do superego com as do mundo externo". "SUPEREGO – Atua como censor do Ego. É o representante interno das normas e valores sociais que foram transmitidos pelos pais através do sistema de castigos e recompensas impostos à criança". "São nossos conceitos do que é certo e do que é errado. O Superego procura inibir os impulsos do Id, uma vez que este não conhece a moralidade. É o componente social da personalidade. As principais funções do Superego são: inibir os impulsos do id (principalmente os de natureza agressiva e sexual) e lutar pela perfeição".

Do que tenho visto no mundo, e analisando de forma mais apurada o comportamento dos personagens do filme, o que realmente acho é que, à luz do conhecimento emanado da psicologia, o “Superego” parece não vir mais cumprindo adequadamente o seu papel, em face do afrouxamento dos valores morais e éticos que temos observado na sociedade.

Assim, o Superego vem inibindo cada vez menos os impulsos do Id, e o que resta é uma flagrante e desenfreada prática das obras da carne, “...as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus” (Gálatas 5:19-21)

O fato é que a psicologia não consegue oferecer uma solução para o dilema do pecado, mas o Evangelho de Cristo garante a gratuíta salvação ao pecador, que, se arrependido, e convertido ao Evangelho de Cristo, é regenerado em seu ser, obtém o completo perdão dos pecados, e recebe uma capacitação vinda do Espírito Santo para ir moldando as próprias ações pessoais à vontade de Deus (explicitada na Bíblia), a que a teologia chama de Santificação.

Com isto, não quero afirmar que somente os cristãos sejam capacitados às práticas morais e éticas para uma boa convivência social, mas certamente a falta de temor a Deus, e a descrença nos ensinos da Bíblia (fato bastante comum nos dias de hoje), levam as pessoas bem mais facilmente a certas atitudes pecaminosas.

Embora sejamos salvos unicamente pela fé em Jesus, como cristãos, precisamos nos deixar guiar inteiramente pela Palavra do Senhor, para que vivamos nesta terra de uma maneira que glorifica a Deus e para não experimentarmos as conseqüências dos pecados que praticamos, pois “Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado” (Provérbios 29:18).

É certo que continuaremos pecando enquanto estivermos vivendo nesta terra, pois há uma luta constante entre a carne e o espírito. Entretanto, como já foi dito antes, uma das principais funções do Superego é lutar pela perfeição (algo que se estende pela vida inteira), e as possibilidades de êxito serão sempre maiores quando conhecermos a Palavra de Deus e praticarmos os Seus mandamentos, pois assim escreveu um Salmista:

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Salmos 119:11)

É tempo de debruçarmos cada vez mais o nosso olhar sobre a Palavra de Deus, pois assim nos afirmou o Apóstolo Paulo:

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Timóteo 3:16)

Meditem nisto!

Nenhum comentário: