FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

terça-feira, 11 de agosto de 2009

PÃO PARA UM SER HUMANO INSACIAVEL


João 6:35, 41-51

O ser humano é insaciável. E esta insaciabilidade tem muito haver com sua constante insatisfação. Esta insatisfação fica muito patente quando observamos o seu comportamento habitual. Por exemplo: Uma das insatisfações do ser humano diz respeito à sua aparência – Por isto mesmo as mulheres têm um confronto diário com espelho, para conferir se estão mais magras, com mais rugas, ou com mais cabelos brancos. Muitos homens se preocupam com os "pneuzinhos" que começam a aparecer depois de certa idade. O ser humano está sempre insatisfeito em seus relacionamentos amorosos - O homem quer ser o eterno conquistador, porque conquistar apenas uma mulher na vida não é o suficiente para satisfazer o seu ego. E a mulher, pode até satisfazer-se tendo o amor de apenas um homem, desde que ele dedique a ela toda a atenção do mundo- O que é impossível! O ser humano também está sempre insatisfeito com sua produtividade – Ele quer ser o melhor aluno de sua turma; ele quer a promoção em seu trabalho; ele quer ser o melhor! O ser humano está sempre insatisfeito com o que possui – Ele quer mais dinheiro, não importa o quanto tenha; ele quer mais poder para subjugar; ele quer mais conhecimento, não importa quantas graduações já tenha alcançado; ele quer ser como Deus: Conhecedor do bem e do mal.

Por isto mesmo, o ser humano não vive em paz. Foi a insatisfação que sempre fez com que os israelitas se revoltassem contra Moisés, Arão e contra o próprio Deus. Foi a insatisfação que lhes impediu a entrada na Terra Prometida e os fez andar errantes durante 40 anos pelo deserto, longe de uma terra que manava leite e mel. É a insatisfação que destrói casamentos e famílias. A insatisfação não só deforma o rosto, mas também estraga o ambiente no trabalho, na vizinhança ou na comunidade. A insatisfação faz uma sociedade ficar exaurida e um povo tornar-se corrompido. A Bíblia fala disso em Lamentações 3.39: "Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados." Em Judas 16 está escrito acerca dos insatisfeitos: "Os tais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões." A Bíblia Viva diz: "Esses homens são exploradores constantes, eternos insatisfeitos, fazendo todo o mal que lhes dá vontade..."

É por causa de suas insatisfações que o ser humano está constantemente faminto.

O texto lido apresenta-nos a cena em que Jesus se revela aos judeus como o pão da vida. Esta apresentação de Jesus provoca uma murmuração entre eles: “Não é este Jesus, o filho de José? Acaso, não lhe conhecemos o pai e a mãe? Como, pois, agora diz: Desci do céu? V.42. Estes judeus necessitavam do pão da vida, contudo, não conseguiram compreender a importância da mensagem da cruz, e continuaram famintos. Continuaram famintos pela sua insatisfação de buscar em Jesus apenas o alimento físico, que perece, como o maná do deserto. Mas não buscaram o alimento que poderia saciar a fome de suas almas. Queriam satisfazer apenas suas necessidades carnais, como a libertação política do império romano; mas não se preocupavam em satisfazer às suas crises espirituais. É portanto, para tentar combater esta FOME que corre o risco de habitar nosso coração que eu vos apresento:
UM PÃO PARA UM SER HUMANO INSACIÁVEL

V. 35: “Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome...”

Como este Pão sacia a fome do ser humano?

1. Este Pão só Sacia a que vem a Ele

• Como alguém pode vir a este pão da vida que é Jesus? No V.44, Jesus disse: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” Só virá a este pão, quem foi trazido pelo próprio Deus! Quem não foi convidado por Deus para vir se alimentar do Pão da Vida, não terá forças para vir a ele! Quando alguém sente o desejo de vir a Cristo, seja através de um culto; seja através de uma conversa com um cristão; seja através de um grupo familiar; esta pessoa, na verdade, já foi convencida pelo próprio Deus para receber do pão da vida! Desta forma, você que subiu à Casa de Deus, ou que já teve um encontro com Cristo, não veio pela sua própria vontade, mas sim, pelo convite irrecusável de Deus. Jesus também confirma esta verdade no V.45: Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. No versículo 37 Jesus ainda declara: Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Jesus não pode desprezar àqueles que o Pai já trouxe até sua presença.

2. Este Pão só Sacia a quem Crê nEle
No v. 47, Jesus declara: “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.” Para ser alimentado por este pão da vida também é preciso crer em seu poder de saciar o insaciável. É preciso lembra que o ato de crer na Escrituras, está intimamente ligado ao ato de obedecer. Dessa forma, quem crê, deve também obedecer. Vejamos alguns textos: João 14:12: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. Romanos 10:16 e 21: Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação? Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente. Para sermos alimentados pelo pão da vida, precisamos crer em Jesus, e obedecer aos seus ensinos.

3. Este Pão só Sacia a quem dEle se Alimenta
• No v.51, Jesus ensina: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne”. Como podemos nos alimentar objetivamente deste pão vivo? Esta foi a pergunta dos judeus: V.52: Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer? Jesus responde imediatamente: Vv.53-58: Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. 56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. 58 Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre. O comer da carne e o beber do sangue de Cristo traz uma muito séria responsabilidade, pois quem pratica este ato permanece em Cristo, e Cristo passa a habitar nele, e a vida deste já não o pertencerá. Paulo confirma esta verdade em Gálatas 2:20: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. A carne e o sangue são símbolos bíblicos para falar da vida. Portanto, comer da carne e beber do sangue de Cristo, significa viver sua plena humanidade; significa viver sua vida. Nós comemos da carne e bebemos do sangue de Cristo, quando amamos a todos, sem preconceito, sem acepção de pessoas. Nós comemos da carne e bebemos do sangue de Cristo, quando mesmo crucificados, temos a ousadia de declarar: “Pai, perdoa-os, porque não sabem o que fazem”. Nós comemos da carne e bebemos do sangue de Cristo quando nos entregamos pelos necessitados. Nós comemos da carne e bebemos do sangue de Cristo quando enfrentamos às oposições levantadas contra o Reino de Deus. Nós comemos da carne e bebemos do sangue de Cristo, quando não buscamos riquezas, honra e poder; mas, nos sacrificamos na busca pela humildade. Nós comemos da carne e bebemos do sangue de Cristo, quando nos consagramos ao Senhor e vencemos as tentações de Satanás. Nós comemos da carne e bebemos do sangue de Cristo, quando obedecemos aos seus mandamentos!

Nenhum comentário: