FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

terça-feira, 12 de maio de 2009

ESPIRITUALIDADE - PILOTO AUTOMATICO


Nós somos pilotos automáticos em muitas situações da vida. Agimos movidos não tanto pela inteligência, e nem sempre pela consciência clara do que fazemos, mas por hábito adquirimos determinadas atitudes que fazem parte da nossa vida. Assim, nós as incorporamos e agimos com alegria, como aviões controlados pelo piloto automático que o comandante liga quando chega a uma certa altura. Isto lhe permite descansar, conversar, levantar-se, dar uma voltinha, mas sempre com os olhos fixos na parafernália de botõezinhos do painel de comando.




Assim acontece também com a nossa vida. Quando se chega a uma certa “altura” de atitudes, de convicções, podemos nos permitir o luxo de uma liberdade que nos ajuda a crescer e nos faz sentir bem. Deus quer que nós sejamos orientados por ele. A vida é um avião que é dirigido por Deus e pilotado por nós, mas é ele que se encarrega de conduzir-nos onde devemos chegar. O piloto automático não anula a responsabilidade do piloto verdadeiro, ele deve sempre viver numa constante vigilância, sentindo-se co-responsável de tudo o que acontece, verificando antes de mais nada se o piloto automático funciona direitinho.



Pode acontecer que o nosso piloto automático não seja bem direcionado e aí achamos que tudo está certo quando, na verdade, a rota está errada, a bússola não funciona e nós vamos para uma direção que não é a melhor e podemos causar um grande acidente tanto para nós como para os outros. Creio eu que muitas das minhas ações são dirigidas pelo piloto automático, que é minha fé, meu amor apaixonado a Deus, ao Carmelo, o desejo de anunciar o Evangelho e tantas vezes me encontro a rezar o terço ou a pensar em Deus sem tê-lo bem claro em mim... Deve ser o piloto automático do meu amor a Maria que me faz sentir a sua presença na minha vida.



O piloto automático são as grandes opções de vida que se fazem uma vez para sempre e se renovam constantemente, mas que não mudam a direção que assumimos. Há um meu irmão no Carmelo que diz que eu ando com piloto automático. No início, esta frase no me intrigava mas, depois, conversando com ele e pensando na minha oração, vi que de verdade em muitas coisas eu coloco o meu piloto automático, que é Deus, o Espírito Santo, e ando seguro pelos mares da vida. Não é por acaso também a vida de Jesus dirigida por este piloto que é fazer a vontade do Pai em todas as circunstâncias – “meu alimento é fazer a vontade do Pai? Não é por acaso um certo piloto automático aquilo que diz o apóstolo Paulo: “Quer você coma, durma, beba ou faça qualquer outra coisa, tudo faça com alegria e para agradar a Deus e aos outros”?



Entendi como devemos descobrir e assumir com alegria a espiritualidade do piloto automático: é necessário fazer na nossa vida opções fundamentais, tomar determinadas determinações e ser fiéis custe o que custar. A vida, é mais fácil vivê-la com Deus do que sem Deus, sabendo que ele é nosso pastor e que nos conduz, mesmo quando não sabemos aonde e como ele nos vai conduzir. É ter a certeza de que nunca estaremos sozinhos e, embora sejamos mergulhados nos desertos mais áridos, ele está ao nosso lado, e que nunca estaremos sem apoio, mesmo quando nos acontecer de caminhar sem ter um rumo certo.



A espiritualidade do piloto automático não é determinismo nem inconsciência, e nem consiste em empurrar a vida com a barriga, como provavelmente queria insinuar o meu irmão, mas é uma vida consistente, e vida com responsabilidade. A espiritualidade do “piloto automático” é deixar de nos preocupar demasiadamente e ir deixando que Deus se preocupe conosco, o que não dispensa a nossa co-responsabilidade na vivência do nosso dia-a-dia. Não somos meros espectadores mas, sim, observadores atentos e prontos a entrar em ação quando o momento o exige. Assim como o piloto do avião não pode perder de vista o painel dos botões dos comandos, assim também nós não podemos perder de vista a nossa responsabilidade e vigilância.



Gostei do exemplo e de ter ao meu serviço o “piloto automático”, que me orienta e guia nos momentos difíceis, mas quero estar sempre atento à presença viva do Deus vivo.

Nenhum comentário: