FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

PAPA RECORDA OS 50 ANOS DO ANÚNCIO DO CONCILIO VATICANO ll


Bento XVI presidiu na tarde de ontem, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, as II Vésperas da Solenidade da Conversão de São Paulo, com a qual encerrou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no hemisfério norte. Estavam presentes na Basílica representantes anglicanos, luteranos e do patriarcado ortodoxo de Constantinopla.



Na homilia, o papa afirmou que a conversão de São Paulo nos oferece o modelo e nos indica a estrada para caminhar rumo à plena unidade: "De fato, a unidade requer uma conversão: da divisão à comunhão, da unidade ferida à unidade restaurada e plena. Esta conversão é dom de Cristo ressuscitado, como aconteceu com São Paulo".



Mas a conversão, recordou o papa, não depende somente de nós, mas é um dom: é a comunhão com Cristo ressuscitado que nos doa a unidade.



O tema da Semana foi extraído do livro do profeta Ezequiel: "Que formem uma só coisa em tua mão" (Ez 37,17). Deste trecho, disse o pontífice, emerge uma verdade cheia de esperança: Deus promete a seu povo uma nova unidade que deve ser sinal e instrumento de reconciliação e de paz também no plano histórico, para todas as nações.



Bento XVI explicou que a unidade que Deus doa à sua Igreja é a comunhão no sentido espiritual, na fé e na caridade, mas esta unidade em Cristo é fermento de fraternidade também no plano social, nas relações entre as nações e para toda a família humana.



"Lá onde as palavras humanas se tornam impotentes, porque prevalece a trágica opressão da violência e das armas, a força profética da Palavra de Deus não permanece em vão e nos repete que a paz é possível, e que devemos ser instrumentos de reconciliação e de paz."



Falando da Terra Santa, Bento XVI afirmou que é importante que os fiéis que lá vivem, como também os peregrinos que a visitam, ofereçam a todos o testemunho de que a diversidade de ritos e de tradições não deve constituir um obstáculo ao respeito mútuo e à caridade fraterna, mas riqueza na multiplicidade.



O papa concluiu a homilia recordando que em 25 de janeiro de 1959, exatamente cinqüenta anos atrás, o bem-aventurado Papa João XXIII manifestou pela primeira vez o desejo de convocar "um Concílio Ecumênico para a Igreja Universal".



Daquela providente decisão, disse Bento XVI, nasceu uma fundamental ajuda ao ecumenismo: "Permanece aberto diante de nós o horizonte da plena unidade. Trata-se de uma tarefa árdua, mas entusiasta para os cristãos que querem viver em sintonia com a Oração do Senhor: 'a fim de todos sejam um, para que o mundo creia'".






Última Alteração: 10:27:00

Fonte: Radio Vaticano
Local:Cidade do Vaticano

Nenhum comentário: