FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

quinta-feira, 5 de junho de 2008

NOTICIAS DE FATIMA

BOLETIM InformativoSantuário de Fátima – ReitoriaCentro de Comunicação Social

Boletim Informativo 61/2008, de 4 de Junho de 2008, 13h00
Peregrinação das Crianças a Fátima propõe reflexão sobre a verdade como relação de amor
A Peregrinação anual das Crianças a Fátima decorre nos próximos dias 9 e 10 de Junho.
A Eucaristia principal do dia 10 de Junho será presidida, pela primeira vez, pelo Reitor do Santuário de Fátima, Mons. Luciano Guerra.
O programa e outras informações então disponíveis em: www.santuario-fatima.pt ou www.fatima.pt
--*--
De seguida, o P. Armindo Janeiro, Coordenador do Secretariado da Peregrinação das Crianças, apresenta e reflecte sobre esta iniciativa do Santuário de Fátima:
Jesus, só Tu és a verdade!
Concluídas as celebrações do 90.º aniversário das Aparições de Fátima (2006-2007), em que a temática da Peregrinação das Crianças se inspirou nos dois principais mediadores daquela Iniciativa divina extraordinária (o Anjo da Paz e a Senhora do Rosário), regressa o projecto lançado pelo Santuário em 2000, pelo qual se propôs assumir os Mandamentos da Lei de Deus como itinerário temático da primeira década do novo Milénio.
Este ano, o Santuário ritma a sua vida e proposta pastoral pelo oitavo Mandamento, convidando-nos a Viver na Verdade! É um desafio que brota do mais profundo da história da salvação – a verdade libertar-vos-á (Jo 8,32) – e oferece um caminho novo à incessante procura do coração humano. Todos nós temos sede da verdade. Todos procuramos a verdade sobre a vida e sobre o mundo, o homem e Deus. Não nos chega o materialismo económico reinante nem o relativismo ético que tudo justifica. Queremos mais! Mas, o que é a verdade? Em que consistirá? Onde procurá-la?
Muitos dos caminhos percorridos, nos últimos séculos, foram dar a becos sem saída! Vivemos tempos de desencanto perante as grandes pretensões da Modernidade: muitos são os que deixaram de acreditar nas ideologias que lhes deram forma. Desiludidos e cansados, corremos o risco de calar, no mais íntimo de nós mesmos, a perguntas de sempre e aceitar, por igual, todas as respostas. Neste contexto, também a proposta cristã corre o risco de perder densidade e significatividade!
Nas reuniões de preparação da Peregrinação foi ganhando corpo a ideia que não bastaria apresentar a verdade como um conceito ou obrigação moral – de difícil compreensão e não só para crianças! –, mas que era preciso fundá-la em algo ou alguém que lhe desse rosto e nome, para além de todas as conveniências sociais... Neste sentido, estruturámos os diversos momentos da Peregrinação com o objectivo de apresentar a verdade como relação de amor cujo oposto, a mentira, se sintetiza na ruptura de relações.
Assim, na celebração do dia 9 de Junho, serão apresentados testemunhos de homens e mulheres que, desde os tempos bíblicos até à actualidade, deram a vida pela verdade. Na celebração do dia 10, centrar-nos-emos no testemunho de Cristo, a verdade em pessoa! Porque Deus e homem, só Ele nos podia oferecer a verdade sobre Deus e sobre nós! Ele tem segredos para nos contar que mais ninguém conhecia ou podia imaginar!
Os textos bíblicos escolhidos falam-nos da mentira como ruptura da relação entre os homens e Deus. Neste processo de destruição quem procurou sempre restabelecer a relação não foi o que a rompeu! É Deus que toma a iniciativa e vem procurar-nos. Do alto da cruz de seu Filho, continua a convidar a humanidade para uma comunhão de vida capaz de vencer a mentira e o mal, e oferece-nos o seu Espírito de amor que liberta e dá vida.
Como exemplo de vida vivida na verdade, as crianças terão também a oportunidade de assistir, no Centro Pastoral Paulo VI, à encenação da vida familiar dos Pastorinhos onde eles se assumem como defensores da verdade das Aparições. No meio das dificuldades e sofrimentos que aqueles acontecimentos extraordinários lhe causavam, foi a beleza sublime daquela experiência que os ajudou a permanecerem fiéis.
Os Pastorinhos viveram aqueles acontecimentos de forma diferente: o Francisco tornou-se um contemplativo de Jesus escondido. Este ano, com o início das celebrações do primeiro centenário do seu nascimento, procurámos dar a conhecer a sua experiência da fé. Para o efeito, lançámos duas ideias: um concurso nacional para as crianças da catequese e um convite para, depois da celebração do dia 9, grupos de crianças permanecerem alguns minutos em adoração a Jesus escondido no pão consagrado. Responderam ao convite 290 crianças. No que diz respeito ao concurso, chegaram-nos 984 trabalhos, 92% são desenhos e 8% são textos. Os melhores desenhos e textos serão expostos num dos espaços anexos à Igreja da Santíssima Trindade.
P. Armindo Janeiro, Coordenador do Secretariado da Peregrinação das Crianças

Boletim Informativo da Sala de Imprensa * Apartado 31 * 2496-908 Fátima (PORTUGAL)Telefone: 249.539.600 * Fax: 249.539.605E.mail: ccs@santuario-fatima.ptwww.santuario-fatima.pt
.dsR2 {
WIDTH: 100%; HEIGHT: 100%
}
.ds7 {
FONT-WEIGHT: bold; FONT-SIZE: 18px; FONT-FAMILY: arial
}
.ds11 {
FONT-SIZE: 18px; FONT-FAMILY: "times new roman"
}
.dsR4 {
WIDTH: auto; HEIGHT: auto
}

Nenhum comentário: